Introduzido nos Jogos Olímpicos de 1964, o judô é o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil na competição. O país, inclusive, está entre os que possuem o maior número de conquistas na modalidade. Até Tóquio 2020, a arte marcial já rendeu 605 medalhas às nações que chegaram ao pódio. Veja a seguir os maiores medalhistas do judô nas Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Top 10 países medalhistas no Judô na história das Olimpíadas
Continua depois da publicidade
O Japão, país de origem da arte marcial, é o maior medalhista olímpico do judô, com 94 conquistas. O Brasil aparece com 24 medalhas até Tóquio 2020, na quinta colocação. Veja o top 10 completo:
- Japão: 94 medalhas
- França: 57 medalhas
- Coreia do Sul: 46 medalhas
- Cuba: 37 medalhas
- Brasil: 24 medalhas
- Países Baixos: 24 medalhas
- União Soviética: 23 medalhas
- China: 22 medalhas
- Alemanha: 21 medalhas
- Itália: 17 medalhas
Como o Judô virou esporte olímpico
Criado no Japão por Jigoro Kano no final do século XIX, o judô é uma arte marcial que combina técnicas de arremesso e imobilização. A filosofia deste esporte enfatiza o máximo de eficiência com o mínimo de esforço.
Continua depois da publicidade
Não demorou muito para o esporte se espalhar pelo mundo e ganhar popularidade tanto como prática esportiva quanto educativa. O judô foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas nos Jogos de Tóquio de 1964.
No entanto, só se tornou regular na competição a partir de 1972. A modalidade feminina com eventos de medalha teve início nos Jogos de Barcelona, em 1992.
Brasil cresce como potência e medalhas já conquistadas em Paris 2024
O potencial do Brasil no judô já aparece nas Olimpíadas de Paris 2024. A primeira conquista desta edição veio com o judoca Willian Lima, que chegou à final e levou a prata na categoria até 66kg.
Continua depois da publicidade
Outro nome de destaque foi o de Larissa Pimenta. Após avançar na repescagem da categoria até 52kg, a atleta conseguiu uma vaga na disputa pelo bronze. Não deu outra: venceu a briga pelo terceiro lugar contra a italiana Odette Giufrida.
Ao todo, o Brasil escalou 13 judocas para as Olímpiadas. Como ainda há disputas programadas, o país tem chances de outras medalhas no judô de Paris 2024. Mayra Aguiar é a principal candidata ao pódio.