As pessoas planejam por muito tempo para fazer uma viagem internacional, visto que sempre é uma programação cara, tanto pelo custo de passagens, quanto pelo câmbio e também pelo custo de vida. Mas, não bastasse isso, agora os brasileiros precisarão ficar atentos pois alguns países vão passar a cobrar taxas específicas para nós, turistas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Hora pelo canal do WhatsApp

Mas, afinal, para que serve essa cobrança? Bom, o dinheiro serve tanto para controlar o número de turistas ou para cuidar dos pontos mais visados. Porém, muita gente não considera isso na hora de prever gastos do passeio. Por isso, trouxemos uma lista de países que passarão a cobrar taxas em 2024. Saiba mais abaixo.

Países que passarão a cobrar a taxa em 2024

Continua depois da publicidade

Bali

Uma das ilhas mais famosas da indonésia vai passar a cobrar uma taxa a todos os turistas em 2024. O valor vai ser de 150.000 rúpias indonésias (cerca de R$ 48). De acordo com o governador da região, Wayan Koster, o dinheiro será revertido para construir infraestrutura, cuidar da cultura e do meio ambiente. O local recebe milhões de turistas e é o sonho de muitos brasileiros.

Tailândia

Outro país que pode cobrar taxas para turistas é a Tailândia. O valor estava previsto para começar a ser cobrado em setembro de 2023, mas por pressões políticas isso foi adiado. A ideia é que quem chegue por terra ou mar pague THB 150 (bahts tailandeses), em média 21 reais. Já quem chega de avião vai precisar pagar em dobro.

De acordo com a autoridade em turismo do país, as empresas de turismo ainda querem se recuperar das perdas da pandemia. Por isso, a medida foi adiada.

Continua depois da publicidade

Veneza 

Outro local muito visitado e que vai adotar uma taxa para turistas é a cidade de Veneza na Itália. Conhecida pelo ar romântico, o município vai cobrar 5 euros, cerca de R$ 27 para os turistas. De acordo com o prefeito Luigi Brugnaro, a ideia é cuidar mais da cidade histórica, que está sendo bastante sobrecarregada pelo turismo, com esse valor.

Lugares que já cobram taxas 

Além dos que já foram citados, países como Alemanha, Áustria, Espanha e França cobram uma chamada taxa de hospedagem. Normalmente o valor fica entre 15 e 40 reais por dia. Mas o valor varia de cidade e o tipo de hospedagem que o turista escolhe. Já países da Ásia como o Butão e o Japão costumam cobrar taxas de sustentabilidade ou de manutenção dos pontos turísticos. 

Leia mais

As curiosas leis dos destinos de férias mais famosos pelo mundo

Queima de bonecos e até pão na parede: o inusitado Ano Novo ao redor do mundo