A rolha do vinho é um elemento importante para a preservação da qualidade da bebida e existem diversos tipos. Nesse contexto, é muito importante conhecer as características de cada material para que possamos saber como escolher a rolha ideal para preservar a qualidade e as propriedades da bebida.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Esse tópico merece bastante atenção, pois se a rolha do vinho não for fechada corretamente ou mesmo se for escolhido um material inapropriado, a bebida pode sofrer alterações e perder qualidade.

Quais são os tipos de rolha que existem?

Existem diversos tipos de rolhas e cada tipo apresenta características específicas. Desse modo, é fundamental conhecer as propriedades para escolher o melhor material para vedar o vinho.

Continua depois da publicidade

Rolha de cortiça

Por conta da qualidade do vedante, esse é um dos modelos mais utilizados para vedar o vinho. Esse material se caracteriza por ter resistência, grande poder de vedação e aderência. Além disso, não apresenta cheiro e nem sabor. Dessa maneira, pode-se dizer que a rolha de cortiça se trata de uma opção prática e eficiente para armazenar o vinho. 

Rolha sintética

Elas são feitas de plástico e contam com um amplo conjunto de estilos. Esse tipo apresenta a vantagem de ser mais econômico se comparado com o tipo anterior. A rolha sintética também é resistente, porém costuma ser usada apenas em vinhos simples e de rápido consumo.

Rolha de champagne

Apresenta formato cilíndrico e conta com uma estrutura feita por aglomerado de cortiça. O vedante é resistente e aguenta a pressão. Por essas razões, esse tipo de material é utilizado para vedar champanhes.

Rolha de vidro

É uma opção sustentável e uma das mais utilizadas no mercado. A rolha de vidro é higiênica e prática, no entanto, apesar de todas as qualidades, o vedante apresenta um custo mais alto. Por isso, muitas empresas ainda não utilizam esse tipo de material para vedar o vinho.

Continua depois da publicidade

Rosca

O vedante se caracteriza por ser sustentável, prático e ser de fácil manuseio. Esse material costuma ser mais utilizado em vinhos tintos, rosés e brancos. Nessas situações, é importante evitar contato com o oxigênio. 

Porém, essa atenção extra vale a pena, pois a rosca ajuda a preservar o perfil aromático, o frescor é a cor do vinho. A rosca também não precisa de saca-rolhas para a abertura. Muito prático, não é mesmo?

Vale ressaltar ainda que os materiais de rosca não expandem ou contraem conforme a variação da temperatura no ambiente. Isso possibilita que o material receba mais oxigênio, sem comprometer a qualidade do material. 

Qual a função da rolha do vinho?

A rolha do vinho é utilizada para retirar ou reduzir o contato da bebida com o ambiente externo, evitando a oxidação. Além disso, o material é utilizado com o objetivo de preservar o aroma e o sabor do vinho, preservando a qualidade da bebida.

Continua depois da publicidade

Sobre esse tópico, é importante destacar que a aparência da rolha do vinho fornece indícios em relação à qualidade da bebiba. Caso o material esteja seco, indica que a bebida está pronta para ser consumida. Por outro lado, se estiver úmida, pode indicar que o vinho encontra-se em más condições ou danificado, sendo impróprio para o consumo.

Leia também

Qual a diferença do vinho com rolha e de rosca?

Qual o papel da rolha na conservação do vinho?