Assim como a pele, cada tipo de cabelo exige um produto diferente para fazer o efeito desejado. Cabelos oleosos, secos, normais, crespos, tingidos ou alisados precisam de “truques” para realçarem suas qualidades. O cabeleireiro Marcelo Matzembacher, de Porto Alegre, compilou as dicas abaixo:

Continua depois da publicidade

Cabelo oleoso

Este tipo de cabelo concentra a oleosidade na raiz e no comprimento, com brilho e aspecto sujo. Os principais inimigos desse tipo de cabelo são o condicionador e leave-in, quando aplicados na raiz. Fuja dos xampus perolados ou 2 em 1, que facilmente acumulam resíduos no couro cabeludo. Se for necessário lavar os cabelos todos os dias, não aplique xampu duas vezes, pois isso ajuda a evitar o ressecamento. Ao lavar, use água morna e faça o último enxágue frio.

Cabelo seco

Este tipo de cabelo é áspero, opaco, desidratado, sem elasticidade e costuma quebrar com facilidade. É recomendado que você não faça tratamentos à base de proteínas, nem lave com xampu de limpeza profunda. Algumas escovas progressivas tornam esse tipo de cabelo mais quebradiço. Utilize sempre produtos à base de aminoácidos, que dão movimento aos fios. Tratar esse tipo de cabelo com aminoácidos e lipídios para devolver os nutrientes perdidos pelo ressecamento e uso de químicas é sempre a melhor alternativa. Utilize produtos sem enxágue, que tenham filtro solar na fórmula. Eles ajudam a proteger os cabelos e evitam aquele aspecto ressecado.

Continua depois da publicidade

Cabelo normal

Este tipo de cabelo tem oleosidade na medida certa e não costuma ter uma aparência ressecada. Você deve evitar produtos para outros tipos de cabelos, como oleosos ou secos, já que eles podem prejudicar a sua característica natural e aparência. É recomendado que você lave a cabeça a cada dois dias com xampu neutro. Não esqueça de aplicar cremes e leave-in para manter o brilho e a hidratação natural. As máscaras de tratamento para esse tipo deixam os cabelos lindos, mas não devem ser usadas diariamente. O excesso de creme deixa os fios pesados e com uma aparência modificada.

Cabelo crespo

Nos cabelos crespos, as ondas dificultam a distribuição da oleosidade de maneira uniforme pelos fios, deixando as pontas ressecadas e o comprimento quebradiço. O uso da chapinha com frequência, secador muito quente e alisamentos são alguns dos inimigos dos cabelos crespos. Nunca penteie com os fios secos. Desembarace com os dedos e passe o pente de dentes largos primeiro nas pontas. Uma boa estratégia é o uso de óleos vegetais, derivados de silicone e de lanolina, vitamina E e proteínas, já que esses repõem nutrientes e fecham as escamas dos cabelos.

Cabelo tingido

Como é um processo químico, a tintura mexe com a estrutura do fio, deixando-o ressecado e frágil. Não respeitar o prazo de um mês entre um tingimento e outro, além de fazer mechas muito claras, prejudica os cabelos. Exagerar na chapinha e no secador também. Você deve usar somente xampus específicos para cabelos tingidos e não se esqueça do condicionador. Não lave os cabelos com água quente e sempre enxague bem a raiz. É recomendado que você faça hidratação profunda a cada 15 dias. O leave-in é uma ótima opção para proteger os cabelos coloridos, evitando que os fios ressequem ou percam o brilho com o tempo.

Cabelo alisado

São mais frágeis e danificados devido à ação dos alisantes. Fios quimicamente tratados pedem mais hidratação e cauterização. Não respeitar o tempo correto entre os alisamentos e sobrepor químicas como tintura e balayage prejudica muitos os cabelos. Você deve apostar nos produtos sem sal, xampu e leave-in específicos para fios quimicamente tratados.

Continua depois da publicidade

Cabelo liso

Apesar de ter maior resistência, esse tipo de cabelo apresenta menos flexibilidade, correndo o risco de quebrar mais facilmente do que os outros tipos. O excesso de produtos deixa o cabelo liso, que tende a ser oleoso, com aspecto pesado e sujo. Evite o uso exagerado de máscaras hidratantes. Fazer hidratação somente nas pontas com reparadores é essencial. A cada 15 dias, você deve aplicar um xampu de limpeza profunda para ajudar a remover a oleosidade.

Qual o xampu certo para cada tipo de cabelo?

Cabelos ressecados

Xampus com lanolina, silicone, glicerina, manteiga de karité, aloe vera, ceramidas, óleo de macadâmia, óleo de amêndoas doces e hidrolisado da aveia.

Cabelos com mechas

Xampus com proteínas, silicone, queratina, antioxidantes e fotoprotetores.

Cabelos oleosos

Xampus adstringentes com jaborandi, hamamélis e raspa de juá.

Cabelos mistos

Um xampu para oleosos na raiz e outro para secos no comprimento.