Uma pesquisa das empresas Slack e Duolingo elencou quais os piores e melhores emojis para se usar no ambiente de trabalho. O levantamento foi feito a partir de entrevistas com 9.400 empregados que trabalham no esquema híbrido (presencial e virtual) na América do Norte, Ásia e Europa. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Piores emojis

De acordo com o estudo, quatro imagens devem ser evitadas devido ao risco de sugerirem mensagens com conotação sexual ou ofensiva:

Emojis que devem ser evitados
Emojis que devem ser evitados (Foto: Reprodução)

Melhores emojis

Do lado positivo, há os emojis que são quase unânimes para sinalizar empatia e compreensão com colegas de trabalho:

Continua depois da publicidade

Emojis que sinalizam empatia com o colega
Emojis que sinalizam empatia com o colega (Foto: Reprodução)

Outras interpretações

O estudo também concluiu que há diferentes interpretações para alguns emojis. A carinha com sorriso ( ), por exemplo, sinalizou felicidade e positividade para cerca de 40% dos entrevistados nos continentes onde a pesquisa foi feita. No entanto, 14% relatou que tenta expressar “profunda exasperação e/ou desconfiança” com o desenho.

Um emoji bastante contraditório, de acordo com a pesquisa, é o da nota do dinheiro com asas: . Significa perda de dinheiro para 28%, enquanto demonstra ganho para 31%.

Já a figura do pêssego ( ) pode ser interpretada como uma tentativa de flerte em diversos países ou de forma literal, como costuma ocorrer em países da Ásia.