O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava com viagem marcada para Kazan, na Rússia, neste domingo (20), para participar da primeira cúpula de líderes do Brics após a ampliação do bloco, que é formado por países de economia emergente. No entanto, após sofrer um acidente doméstico, ele cancelou a participação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com informações do g1, a cúpula tem atividades previstas de terça-feira (22) a quinta-feira (24). O anfitrião da reunião será o presidente Vladimir Putin, que não participou em 2023, quando o encontro ocorreu na África do Sul. Isso porque ele corria o risco de ser preso por conta de um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) expedido por crimes de guerra na Ucrânia.

Entenda o que é um ferimento corto-contuso, sofrido por Lula

Segundo a CNN Brasil, o objetivo de Lula durante a cúpula seria buscar apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), para que amplie o número de membros com poder de veto. Atualmente, apenas França, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia e China possuem essa prerrogativa e Lula deseja que o Brasil torne-se membro permanente.

Continua depois da publicidade

Durante o encontro, os 10 países do bloco discutirão, entre outros temas, cooperação política e financeira e a situação do Oriente Médio.

Como foi o acidente

Lula sofreu o acidente doméstico no sábado (19) e, por isso, precisou cancelar a agenda, que previa uma viagem à Rússia para participar da primeira cúpula de líderes do Brics. De acordo com informações do Estadão, o presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília.

Segundo relatos, ele estava sentado em um banco que escorregou. Assim, Lula caiu e bateu a cabeça. Com o acidente, o presidente machucou a nuca, onde precisou levar pontos. Segundo o boletim médico divulgado, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um “ferimento corto-contuso em região occipital”. Por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou-o a não fazer viagens extensas.

Com o imprevisto, Lula irá participar do evento em Kazan através de videoconferência. Em nota, a Presidência da República ainda informou que Lula terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem é a jovem que morreu em acidente de trânsito no Norte de SC

Oktoberfest Blumenau tem dia com maior público e supera marca de 300 mil pessoas