Assim como diversos Estados, Santa Catarina se prepara para realizar o primeiro evento-teste durante a pandemia. A ideia é baseada em modelos de outras cidades do mundo, que tiveram resultados controversos. Especialistas defendem que o experimento é importante para entender se já é seguro retomar este tipo de atividade.  

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O evento em Santa Catarina está marcado para acontecer nesta quinta-feira (29), em Florianópolis. O show da Camerata, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), contará com público máximo de 548 pessoas vacinadas com as duas doses da Covid-19. Todas deverão usar máscara e serão submetidas a um teste de coronavírus.

Depois da apresentação, uma equipe de pesquisadores vai monitorar os participantes por telefone, WhatsApp ou SMS por 15 dias. Caso tenham sintomas da doença, deverão ser testados. 

Eventos-teste no mundo  

No dia 27 de março, 5 mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha. Durante o evento-teste, todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas não foi exigido o distanciamento social.  

Continua depois da publicidade

Um mês depois do show, os organizadores disseram que não houve nenhum sinal de contágio de Covid-19 após o evento. Todos os espectadores foram submetidos a testes PCR duas semanas depois, e apenas seis pessoas tiveram resultados positivos.   

— Não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão dentro do evento — anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol. 

Apesar do desfecho positivo na Espanha, um festival de música na cidade de Utrecht, na Holanda, que aconteceu no início do mês e reuniu 20 mil pessoas, não teve o mesmo resultado. Os organizadores divulgaram que cerca de mil participantes testaram positivo para Covid-19 após o evento. 

Ao menos 448 pessoas se infectaram no primeiro dia do festival, e outras 516 no segundo. Os organizadores se mostraram chocados com o elevado número de infecções e disseram que seguiram todas as regras de higiene: os visitantes tiveram que apresentar certificados de vacinação ou testes negativos de coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada

Conforme Fábio Gaudenzi, presidente da Sociedade Catarinense de Infectologia, o experimento em Santa Catarina é importante e será necessário avaliar com cuidado os resultados para verificar a segurança de retomar este tipo de atividade.  

— Acredito que os eventos-teste são importantes para se avaliar a estrutura e a organização dos eventos, se os locais são adequados para receber público nos próximos meses. Alguns eventos que se tem notícia acabaram tendo muita transmissão da Covid-19. Então é importante monitorar os participantes e avaliar o resultado, para entender melhor se é hora de retornar — diz.  

> SC é o 5º Estado com o maior número de pessoas imunizadas contra a Covid no país

Eventos-teste no Brasil  

Os eventos-teste começaram a ser realizados no Brasil na última semana e ainda não têm resultados conclusivos. 

São Paulo realizou na quarta (21) e quinta-feira (22) a Expo Retomada, que faz parte de um calendário com 30 eventos programados pelo governo. O primeiro evento-teste do estado aconteceu em Santos, no litoral paulista. 

Continua depois da publicidade

O evento contou com cerca de 1,5 mil pessoas nos dois dias. Todos tiveram que usar máscara e apresentar teste de Covid-19 negativo antes de entrar no local. As pessoas serão monitorados por 15 dias. 

Em Porto Alegre, o primeiro evento-teste, foi uma festa com 576 pessoas que aconteceu no domingo (25), em uma casa de festas. O uso de máscaras e distanciamento social não era obrigatórios. 

Todos os participantes tiveram que realizar teste de Covid-19 na véspera, sendo que nove positivaram e não puderam participar do evento. Após a festa, 200 participantes farão testes na terça (27) e quarta-feira (28). Os outros vão preencher questionário sobre estado geral de saúde e terão opção de testar também, se tiverem sintomas. 

Já na Bahia, o primeiro evento-teste acontecem na Capital, Salvador, no dia 29 de julho.

*Com informações de G1

Leia também:

Painel do Coronavírus: Veja os números da pandemia em cada cidade de SC

Continua depois da publicidade

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

A variante delta do coronavírus é mais perigosa e tem sintomas diferentes das outras? Entenda