Entre as eleitoras mulheres, o atual governador Carlos Moisés (Republicanos), que busca a reeleição, tem vantagem sobre os demais candidatos ao governo de Santa Catarina, segundo a pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (20) pela NSC. Moisés aparece com 22% das intenções de voto entre o público feminino, enquanto Jorginho Mello (PL) tem 15%. Os dois estão empatados com 20% na pesquisa geral. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Jorginho também está empatado com Esperidião Amin entre a intenção de voto das mulheres, com 15%. Em seguida vêm Gean Loureiro (União Brasil), com 14%, e Décio Lima (PT), com 9%. Todos estão tecnicamente empatados se considerar a margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Jorge Boeira (PDT), Leandro Borges (PCO), Odair Tramontin (Novo) e Professor Alex Alano (PSTU) aparecem com 1% das intenções de votos entre as mulheres. Ralf Zimmer (Pros), 0%. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Continua depois da publicidade

Em relação aos homens, no entanto, quem leva vantagem é Jorginho Mello: o candidato do PL tem 26% dos votos contra 18% de Moisés. Em seguida vêm Esperidião Amin, com 16%, Gean Loureiro, 15% e. Décio Lima, 11%. 

Odair Tramontin aparece com 2%. Jorge Boeira, Leandro Borges e Ralf Zimmer, com 1%. Já o Professor Alex Alano tem 0%. 

Na simulação de segundo turno, Moisés também aparece com a maioria das intenções de voto entre o público feminino. No eventual cenário em que a disputa é com Jorginho Mello, o republicano tem 38% contra 35% do candidato do PL. 

Já em eventual segundo turno entre Moisés e Amin, o atual governador tem 39% contra 34% do senador. 

No eventual cenário entre Jorginho e Amin, no entanto, o candidato do PL aparece com 37% da intenção dos votos, contra 33% do ex-governador. 

Continua depois da publicidade

Bolsonaro lidera em SC 

Na pesquisa sobre intenções de votos para presidente, Jair Bolsonaro (PL) lidera também no público feminino. O candidato à reeleição tem 42% contra 28% do ex-presidente Lula (PT) entre as mulheres. Na pesquisa geral, Bolsonaro tem 49% e o petista, 27%.

Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB) com 7%, Ciro Gomes (PDT), 4%, e Soraya Thronicke (União Brasil) com 3%. Constituinte Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Léo Periclés (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) tem 0% das intenções. 

Bolsonaro também lidera entre os homens com 56% das intenções de votos contra 26% de Lula. Em seguida vêm Ciro Gomes com 4% e Simone Tebet com 3%. Soraya Thronicke, Felipe D’Ávila e Sofia Manzano têm 1% cada. 

Constituinte Eymael, Léo Pericles e Padre Kelmon aparecem com 0%. A candidata Vera Lúcia (PSTU) constava entre as opções, mas não foi citada por ninguém. 

Continua depois da publicidade

Como as mulheres votam para o Senado

Por fim, em relação ao Senado, o candidato Raimundo Colombo (PSD) aparece com 26% das intenções de voto entre as mulheres – mesmo percentual da pesquisa geral. Em seguida vêm Dário Berger (PSB) com 12%

 Jorge Seif (PL) e Celso Maldaner (MDB) tem 5% cada. Já Kennedy Nunes (PTB) e Afrânio Boppré (Psol) aparecem com 4%. Caroline Sant’Anna (PCO) e Hilda Deola (PDT) tem 3%, Luiz Barbosa (Novo), 2%, e Gilmar Salgado (PSTU), 1%. 

Colombo também lidera entre os homens com 27% das intenções de voto, tendo Dário Berger em seguida com 15%. Jorge Seif tem 14%, seguido de Celso Maldaner (8%), Kennedy Nunes (6%), Afrânio Boppré (3%), Luiz Barbosa (3%), Caroline Sant’Anna (2%), Hilda Deola (2%) e Gilmar Salgado (1%). 

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro e entrevistou 800 pessoas em cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

Continua depois da publicidade

Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos confirmados para as eleições.

FICHA TÉCNICA

Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 17 e 19 de setembro de 2022

Amostra: 800 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-07903/2022

Registro no TSE: sob o número BR-07730/2022

Leia também: 

Governo de SC: empate entre Moisés e Jorginho

Segundo turno: quem vence nas simulações em SC

Senado em SC: Colombo com vantagem, mas adversários crescem

Presidente em SC: Bolsonaro segue à frente de Lula

Pesquisa Ipec: governo Moisés mantém aprovação de 35% em SC