Com o avanço das mudanças climáticas, que têm cada dia se refletido em um maior número de eventos extremos, a pauta do meio ambiente se tornou mais relevante do que nunca. Só em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou a maior enchente da história, enquanto boa parte do país agora vive uma seca extrema. A questão é: de que forma os governantes pretendem agir frente a esses desafios?

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Florianópolis, capital catarinense, as ações voltadas para o meio ambiente e a preservação fazem parte dos planos de campanha dos candidatos a prefeito nas eleições 2024. Somente um dos nove postulantes não cita especificamente ações nessa área, enquanto outros candidatos trazem uma lista extensa de propostas que pretendem colocar em prática, caso eleitos.

O NSC Total reuniu as principais propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis dentro do tema meio ambiente. Os planos de governo podem ser acessados na íntegra através da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) DivulgaCand.

Propostas dos candidatos de Florianópolis para o meio ambiente

Continua depois da publicidade


Brunno Dias (PCO)

O plano de governo do candidato Brunno Dias (PCO) não cita nenhuma ação ou proposta voltada especificamente para o meio ambiente.

Carlos Muller (PSTU)

O candidato Carlos Muller (PSTU) traz entre um dos tópicos de propostas a “preservação da natureza”. Ele associa o avanço das mudanças climáticas aos “planos ambientais dos governos capitalistas”, e diz que “não há nenhuma possibilidade de resolver o drama ambiental da humanidade que não seja destruindo o sistema capitalista”.

Cita ainda o aumento do número de ônibus em circulação e a implementação do passe livre, o que iria, além de trazer melhora para o trânsito, diminuir as emissões de carbono e ajudar na preservação. Também fala que a Casan deveria cumprir um papel de preservação, o que não seria possível, segundo o candidato, por conta de “políticas de desmonte e de privatização”. Ele propõe ainda a defesa da natureza e um Plano Diretor Responsável, com tolerância zero para crimes ambientais e construção de infraestrutura para um saneamento ambiental.

Dário Berger (PSDB)

Entre as premissas do plano de governo do candidato Dário Berger (PSDB) está a de “desenvolver a responsabilidade social, ambiental e a sustentabilidade”. Dentre as propostas para o meio ambiente estão a educação ambiental em escolas, a organização e proteção de reservas ambientais, e a proposição de uma força tarefa para cuidar dos morros e encostas da cidade. Dário cita ainda, na parte de infraestrutura, a ampliação das faixas de areia das praias que sofrem com a diminuição da orla, com obras complementares e conservação ambiental.

Continua depois da publicidade

Lela (PT)

Entre os eixos de futuro do candidato Lela (PT) está a “Transição ecológica, justa e participativa”. Em termos de propostas, ele fala sobre a recuperação de investimentos da Floram e Defesa Civil, estruturação das Unidades de Conservação municipais, contratação de fiscais ambientais, criação da lei de proteção de mangues e restinga, assim como do IPTU verde e do pagamento de serviços ambientais.

Ele também cita a criação de projetos como o Restaura Floripa, Floripa Solar, e a disponibilização de crédito para o desenvolvimento sustentável. Ainda, menciona ações no transporte, como investimento em frota elétrica de ônibus urbano.

Marquito (PSOL)

O candidato Marquito (PSOL) tem o segundo eixo de suas propostas focado em cuidar da natureza, com diferentes subtemas, sendo eles Emergências Climáticas e Cidades mais Resilientes, Agroecologia e agricultura Urbana, Saneamento ecológico e drenagem urbana, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão costeira e Áreas especialmente protegidas.

Entre as propostas nesses temas estão a elaboração do Plano de Adaptação Climática para Florianópolis, assim como a revisão e adequação às mudanças climáticas do Plano de Contingência (PLANCON) do município. O candidato planeja, se eleito, criar a Secretaria de Defesa Civil e Mudanças Climáticas, além de fortalecer os sistemas de Alerta Precoce em casos de desastres climáticos.

Continua depois da publicidade

Apuração das Eleições 2024 em tempo real no NSC Total

Há também a proposição de previsão, gestão e aplicação orçamentária para a implementação das políticas públicas para a gestão dos recursos hídricos, planejamento urbano e meio ambiente, construção de infraestrutura resiliente, com jardins e corredores verdes, além de escadas drenantes, ações de educação e conscientização ambiental.

Marquito também traz como proposta a promoção da agrofloresta, regulamentar a Lei da Zona Livre de Agrotóxicos de Florianópolis, a criação de áreas públicas permeáveis, com jardins filtrantes, corredores ecológicos e parque lineares, a criação do programa de proteção das encostas e também de áreas de esponja, entre outras ações.

Mateus Souza (PMB)

O candidato Mateus Souza (PMB) apresenta em seu plano de governo o eixo “desenvolvimento sustentável”, que tem como proposta a criação de ecopontos, que servirão como polos de reciclagem da cidade. Ele afirma que o marco legal do saneamento permitirá uma maior competição para que a capital “negociar a
melhoria do saneamento, inclusive com a despoluição da Beira-mar norte e continental”.

Cita como estratégia oferecer incentivos para que empresas e cidadãos façam micro-intervenções que ajudem a ampliar a infiltração de água no solo em imóveis e terrenos públicos e particulares. Também cita a criação de espaços verdes e parques lineares que acompanham o leito dos rios e ajudam a conter cheias e enchentes.

Continua depois da publicidade

Pedrão (PP)

O plano de governo do candidato Pedrão (PP) cita “meio ambiente” ao falar do eixo temático de Desenvolvimento Urbano Sustentável, definido na Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030. O documento, no entanto, não cita propostas para esta área. No texto, o candidato afirma que “a parte final do plano de governo chegará ao cidadão no dia 15/08/2024”, porém, não há documento complementar na plataforma DivulgaCand, do TSE.

Rogério Portanova (Avante)

O candidato Rogério Portanova (Avante) traz como um dos temas de suas propostas “Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, no qual cita a reorientação dos investimentos em saneamento para regiões carentes, em um plano integrado, o foco em soluções ecológicas e sustentáveis, como adoção de tecnologias de saneamento verde e a revitalização de áreas degradadas.

Ele ainda menciona o tema dentro do item “Habitação Popular e Mobilidade Urbana Sustentável”, com a integração do planejamento urbano à proteção ambiental, e também no item “Segurança Alimentar e Promoção da Agroecologia”, abordando a produção agroecológica na cidade.

Topázio Neto (PSD)

O candidato Topázio Neto (PSD) traz entre as propostas para o tema do meio ambiente a modernização das Cooperativas de Reciclagem, a ampliação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), o Programa “As Cores do Lixo”, de conscientização em escolas municipais, assim como campanhas de conscientização de água da chuva.

Continua depois da publicidade

O plano de governo do candidato também menciona o recolhimento de óleo de cozinha e a produção de energia fotovoltaica em prédios públicos, assim como uma Lei de Incentivo à Reciclagem.

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais. 

Leia também

Aparente cordialidade não impede alfinetadas em debate à prefeitura de Balneário Camboriú

Três cidades de SC podem ter segundo turno nas eleições 2024; no Brasil são 103