Entre os dias 1º e 27 de janeiro de 2021, 20 cobras foram capturadas pelo Corpo de Bombeiros em Blumenau. O número assusta, já que destas capturas, 10 foram de cobras peçonhentas e venenosas, como a jararaca e a jararacuçu. Ao todo 27 ocorrências de répteis foram registadas. Duas eram referentes a lagartos e outras cinco foram finalizadas sem que fosse necessário a presença dos bombeiros, já que as serpentes saíram sozinhas. Conheça a seguir quais são as cobras mais encontradas em Blumenau e o que fazer quando encontrar uma delas.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.
Além das venenosas, também foram encontradas 10 cobras d’água, cobras cipó, corais e caninanas, que não oferecem risco, já que não são venenosas. No entanto, a caninana pode ser agressiva. Estes animais costumam sair para caçar em meados de janeiro, esse é um dos principais motivos que fazem com que eles sejam vistos mais vezes em pátios de prédio e casas.
A saída destes bichos nesta época do ano é devido ao calor. Em meses mais frios as cobras ficam entocadas para poupar energia. Elas costumam aparecer mais em áreas de mata ou com bastante vegetação. Além disso, áreas com mais entulho e com muita sujeira também são ambientes procurados por esses animais.
Os bombeiros pedem que as pessoas tenham cuidado e o usem equipamentos de segurança, como botas e luvas, quando forem fazer a limpeza destes espaços, já que há grandes chances de o animal estar escondido, se sentir ameaçado e tentar picar a pessoa.
Continua depois da publicidade
> Chuva constante em Blumenau preocupa Defesa Civil; volume já passa do esperado para o mês
6 cobras encontradas em Blumenau
Jararaca
Jararacuçu
Cobra d’água
Cobra-cipó
Caninanas
Coral
> Cobra venenosa é encontrada em loja de Gaspar
9 cobras comuns no Vale do Itajaí
A Bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Furb, Camilla Spengler Waltrick, explica quais são as principais espécies encontradas na região do Vale do Itajaí, no entanto, nenhuma delas é exclusiva deste local. Ela explica ainda que a Jararaca, por exemplo, pode ser encontrada até na Bahia. Veja a lista:
Jararaca
Jararacuçu
Coral-verdadeira
Dormideira
Coral-falsa
Cobra d’água
Cobras-cipó
Caninana
Jararaca-falsa
> Agricultura de precisão ajuda a elevar a produtividade no campo

O que fazer quando ver uma cobra
O corpo de bombeiros alerta para o cuidado que as pessoas precisam ter ao ver um destes bichos na casa ou até mesmo na rua.
Não entrar em pânico
Manter distância de segurança para não ser picado
Acionar o corpo de bombeiros pelo telefone 193
Fotografar a cobra para que os bombeiros possam identificar a espécie
Não entrar em confronto