Itajaí tem cinco dos dez setores censitários mais populosos de Santa Catarina. Cada setor, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma unidade territorial de coleta do Censo Demográfico.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Setor censitário é uma unidade definida pelo IBGE para análise e coleta de dados. Segundo o órgão, eles servem de referência para a organização logística da operação e para a agregação estatística dos resultados.
Em Itajaí ficam os dois setores censitários mais populosos do Estado. O mais populoso também é o com mais domicílios: são 4.591 pessoas em um total de 1.801 domicílios (1.674 deles ocupados), em uma área de 1,45 quilômetros quadrados.
SC é o 2º estado onde a população mais cresceu em 12 anos, aponta IBGE
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Já o segundo setor mais populoso tem 3.075 pessoas, e 1.015 domicílios, dos quais 904 estão ocupados. Ambos ficam na região do bairro Espinheiros. Outros três setores de Itajaí também estão entre os 10 mais populosos, conforme o Censo Demográfico 2022.
São José, na Grande Florianópolis, também aparece com o terceiro e o quinto setores mais populosos. O terceiro, com 2.775 pessoas e 924 domicílios ocupados, fica próximo à estação de tratamento de esgoto no bairro Potecas.
Já o quarto setor mais populoso tem 2.684 pessoas e fica em Chapecó e inclui, em seus cinco domicílios coletivos, o Presídio Regional e o Feminino de Chapecó.
O setor mais populoso de Florianópolis, sem contar o da penitenciária, é o 16º mais populoso do Estado, com 2.025 pessoas, e fica na região da Serrinha, próximo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Veja os setores mais populosos de Santa Catarina
Leia também
SC tem mais espaços religiosos do que de ensino, aponta IBGE
Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%