Itajaí tem cinco dos dez setores censitários mais populosos de Santa Catarina. Cada setor, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma unidade territorial de coleta do Censo Demográfico.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Setor censitário é uma unidade definida pelo IBGE para análise e coleta de dados. Segundo o órgão, eles servem de referência para a organização logística da operação e para a agregação estatística dos resultados.

Em Itajaí ficam os dois setores censitários mais populosos do Estado. O mais populoso também é o com mais domicílios: são 4.591 pessoas em um total de 1.801 domicílios (1.674 deles ocupados), em uma área de 1,45 quilômetros quadrados.

Setores censitários
O Setor Censitário éuma unidade territorialde coleta e divulgaçãode dados estatísticosdo IBGE (Reprodução, IBGE)

SC é o 2º estado onde a população mais cresceu em 12 anos, aponta IBGE

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Já o segundo setor mais populoso tem 3.075 pessoas, e 1.015 domicílios, dos quais 904 estão ocupados. Ambos ficam na região do bairro Espinheiros. Outros três setores de Itajaí também estão entre os 10 mais populosos, conforme o Censo Demográfico 2022.

São José, na Grande Florianópolis, também aparece com o terceiro e o quinto setores mais populosos. O terceiro, com 2.775 pessoas e 924 domicílios ocupados, fica próximo à estação de tratamento de esgoto no bairro Potecas.

Já o quarto setor mais populoso tem 2.684 pessoas e fica em Chapecó e inclui, em seus cinco domicílios coletivos, o Presídio Regional e o Feminino de Chapecó.

O setor mais populoso de Florianópolis, sem contar o da penitenciária, é o 16º mais populoso do Estado, com 2.025 pessoas, e fica na região da Serrinha, próximo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

Veja os setores mais populosos de Santa Catarina

Setores mais populosos do Estado (Fonte: IBGE)

Leia também

SC tem mais espaços religiosos do que de ensino, aponta IBGE

Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%

Destaques do NSC Total