Inicia-se às 19h desta quinta-feira a exposição A Primeira Missa do Brasil – O Renascimento de uma pintura, que trará para Florianópolis, em Santa Catarina, um dos quadros mais conhecidos do país, pintado em 1860 pelo catarinense Victor Meirelles.
Continua depois da publicidade
A tela A Primeira Missa no Brasil, que apresenta a celebração ocorrida dia 26 de abril de 1500, logo após a chegada dos portugueses, foi instalada nesta segunda-feira no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital catarinense.
A pintura mede 2m70cm de altura por 3m57cm de largura (sem contar a moldura). A exposição será aberta às 19h de hoje e poderá ser visitada até o dia 11 de maio, das 9 às 21h. A entrada é gratuita.
Mostra apresenta desenhos preparatórios do artista
A mostra, que custou R$ 107 mil com serviços de transporte, segurança, adequação do espaço e produção de catálogos, ocupa cinco salas do museu.
Continua depois da publicidade
Além do quadro, a exposição será composta por um módulo histórico com os desenhos originais preparatórios da pintura, documentos relacionados a Victor Meirelles e sua obra, painéis fotográficos que contam o processo da última restauração da tela e uma foto original do artista.
Para instalar a tela no Masc, foi necessário abrir uma passagem na parede dos fundos do museu. O quadro chegou de caminhão na noite de domingo, dia 30 de março. A pintura A Primeira Missa no Brasil pertence ao Museu Nacional de Belas Artes desde sua fundação, em 1937, no Rio de Janeiro.
Nestes quase 150 anos desde que foi pintado, o quadro foi exposto apenas duas vezes fora do Rio de Janeiro: uma em Curitiba, no ano passado, e uma nos Estados Unidos, em 1876. A tela também será exposta em Porto Alegre, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), a partir de 20 de maio, e retorna ao Rio de Janeiro em julho.