Três homens suspeitos de cometer furtos em residências há mais de dois meses na Capital foram presos no fim da tarde desta segunda-feira, no Mirante da Lagoa da Conceição. Edson Osvaldo da Silveira Junior, 22 anos, Luiz Alberto Naspari Neto, 24 anos, e André Luiz Dornelles dos Santos, 24 anos, foram presos em flagrante por volta de 16h, após uma nova tentativa de arrombamento que acabou frustrada. Eles foram reconhecidos pelo Gol vermelho de placas MEJ 0755, que sempre usavam nos crimes.

Continua depois da publicidade

O trio é apontado pela polícia como responsável por pelo menos 15 furtos a casas de luxo em dois bairros de Florianópolis: Lagoa da Conceição e Itacorubi. Mas os agentes não descartam que o bando esteja envolvido também em outros casos.

A atuação da quadrilha era acompanhada de perto pelos agentes da Polícia Civil há pelo menos dois meses, quando, ao registrar os boletins de ocorrências, as vítimas relatavam sempre a presença do Gol. Ao mesmo tempo, a PM também começou a perceber o veículo saindo dos locais de crimes pelas câmeras de monitoramento.

O modo de ação também era sempre o mesmo: bem vestidos, os três chegavam nas casas previamente escolhidas, tocavam a campainha e, se ninguém abrisse a porta, iam até os fundos para fazer o arrombamento. Depois disso, estacionavam o carro na garagem para não despertar suspeitas e faziam os furtos. Levavam sempre grande quantidade de jóias, roupas de marca e eletrodomésticos. Os crimes eram sempre cometidos durante o dia.

Continua depois da publicidade

Na tarde desta segunda, porém, os planos da quadrilha não deram certo. Ao tentar entrar em uma casa na Lagoa da Conceição, eles foram flagrados por uma vizinha, que desconfiou da presença do bando e avisou a polícia. De sobreaviso, os agentes da 10ª DP saíram para a ronda, acompanhamentos de mais de 20 homens do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – que deslocou também o helicóptero da corporação. Foram localizados passando pelo mirante da Lagoa, onde acabaram presos.

Os três já têm passagens pela polícia e são considerados experientes no furto a residências, crimes contra o patrimônio e receptação. Um deles, André, havia saído da prisão há um mês, após nove meses de detenção por furto e receptação.

Vítimas devem procurar a polícia

Presos em flagrante por tentativa de furto qualificado, os três foram encaminhados para a 10ª DP, que já acionou as vítimas para o reconhecimento. Uma delas, inclusive, reconheceu a camisa que um deles usava – roubada de sua própria casa, no Itacorubi, há algumas semanas. Outra pessoa que já foi ouvida pela polícia é o vendedor de uma casa de ferragens, que vendeu uma chave de fenda para o bando no início da tarde desta segunda, e também na última sexta – antes do equipamento ser esquecido em uma das casas arrombadas naquele dia.

Continua depois da publicidade

Segundo a delegada Michele Correa, a intenção é que, além da prisão em flagrante, eles respondam também pelos demais arrombamentos que cometeram. Por isso, a polícia pede que, quem reconhecer o carro, os bandidos ou os objetos roubados, procure a delegacia da Lagoa ou da Agronômica para o reconhecimento.