Cerca de 40 policiais divididos em 12 equipes realizaram na manhã desta terça-feira a sétima fase da operação Woodstock Condá, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas na região de Chapecó. Foram cerca de 20 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nos municípios de Xanxerê, Xaxim, Vargeão e Ouro Verde.
Continua depois da publicidade
Todos relacionados a um esquema de transporte de drogas que vinha de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, passava por Xanxerê e tinha por destino o litoral Catarinense.
Dos seis mandados de prisão temporária cinco foram cumpridos, relacionados a caminhoneiros e empresários do setor de transportes. Um está foragido. Também foram presas duas pessoas por porte ilegal de armas.
O trabalho iniciou há oito meses coordenado pelas Divisões de Investigação Criminal da Polícia Civil em Chapecó e Xanxerê. O delegado Rodrigo Moura disse que, durante a investigação, foram apreendidas cerca de 11 toneladas de maconha. A droga estava camuflada em cargas de milho. Nas apreensões foi constatado que o transporte era feito por empresas da região de Xanxerê. Um dos caminhoneiros relatou que recebeu R$ 20 mil por serviço.
– Essa fase da operação Woodstock Concá iniciou em setembro de 2018 e resultaram em duas grandes apreensões de drogas, uma de 5,6 toneladas de maconha no Mato Grosso, em dezembro de 2018, e outra de mais de cinco toneladas ocorrida em primeiro de maio de 2019, em Rancho Queimado. Os indivíduos presos são alguns dos principais mandantes e organizadores desse esquema. É extremamente provável que eles tenham ligação com outra organização criminosa – afirmou o delegado.
Continua depois da publicidade
Os presos são suspeitos de crimes como tráfico de drogas, organização para o tráfico e associação criminosa.
A operação Woodstock Condá começou no início de 2018 e já tinha resultado em 32 prisões por tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse e porte ilegal de arma, além de organização criminosa. De acordo com o delegado a investigação chegou até Xanxerê, onde atuava a quadrilha que transportava drogas e armas.
Durante a operação dois caminhões foram apreendidos.