A quadrilha especializada por furto e roubo de veículos, presa durante operação nesta manhã, é apontada como uma das maiores do Estado. De acordo com o delegado Murillo Batalha, responsável pelas apurações, o grupo criminoso agia com bastante celeridade durante a prática criminosa. As investigações demonstram que a organização chegou a realizar quatro crimes desta natureza por dia.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville já identificou pelo menos 60 veículos furtados pela quadrilha desde fevereiro deste ano. Conforme o delegado, o número pode ser ainda maior já que alguns carros apreendidos nesta manhã ainda passarão por perícia. A maioria dos veículos subtraídos pela quadrilha eram carros e motos, sendo que a preferência era por caminhonetes.

— Acredito que (a quadrilha) é uma das maiores do Estado, até pela quantidade de crimes praticados pelo grupo. Muitas vezes eram os mesmos investigados: eles furtavam um veículo deixavam no local, saiam, roubavam outro carro e assim sucessivamente — explica Batalha.

As investigações começaram em fevereiro deste ano com a identificação de vários crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso. Inicialmente, a polícia identificou o líder do grupo e depois as ramificações com participação de outras pessoas. O suspeito de ser o líder está detido no Presídio Regional, por crimes da mesma natureza, e estaria orquestrando todos os assaltos de dentro da cadeia.

Operação aconteceu na manhã desta terça-feira
Operação aconteceu na manhã desta terça-feira (Foto: Lisandra Oliveira, NSC TV)

Após os assaltos, os criminosos tentavam vender os veículos, realizando a clonagem das placas. Caso não fosse vendido, eles encaminhavam os carros para desmanches. Ainda conforme o delegado, o dono de um despachante também foi identificado suspeito de integrar a organização, fornecendo documentos aos veículos clonados.

Continua depois da publicidade

Além disso, em quatro casos a polícia identificou fraudes contra os seguros dos carros – em que os envolvidos comunicavam um falso crime às seguradoras. A polícia não informou o nome dos investigados e nem dos estabelecimentos, para não comprometer o desenrolar das investigações.

Os carros apreendidos durante a investigação e a operação serão restituídos aos donos após passarem por perícia. Entretanto, devido às adulterações praticadas nos sinais identificadores em alguns automóveis, nãos será possível identificar o proprietário legitimo.

Especialização no combate ao crime

De acordo com a delegada regional Tânia Harada, a cidade possui um índice bastante elevado de crimes de furto e roubo praticados contra veículos, impactando inclusive no valor dos seguros, por exemplo. Dados da Polícia Civil demonstram que do total de furtos e roubos consumados, registrados em Joinville entre 2014 e 2018, 21,37% deles foram contra veículos, seguido de crimes em residências com 18,22%.

Para Tânia, o trabalho especializado das equipes policiais possibilita melhores resultados no combate a delitos desta natureza.

Continua depois da publicidade

— Quando uma equipe trabalha de maneira especializada, com foco em determinados crimes, o resultado tende a ser muito significativo. A operação de hoje reforça este discurso — completa Tânia.

Leia mais:

Polícia cumpre 80 mandados contra quadrilha de furto e roubo de veículos em Joinville

31 são presos em operação contra quadrilha de furto e roubo de veículos em Joinville