Quatro pessoas do Rio Grande do Sul foram presas na manhã desta quinta-feira (30) suspeitas de aplicar o golpe de “compra confirmada” em Santa Catarina. Além dos mandados de prisões temporárias, a Operação “Shadow Ride”, deflagrada pela Polícia Civil (PCSC) e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Florianópolis, São José, Palhoça e Porto Belo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a PCSC, os suspeitos usavam falsos comprovantes de pagamento para enganar vendedores em plataformas online. Com o golpe, os criminosos entregavam os produtos para os motoristas parceiros de aplicativos, como a Uber, por exemplo, que levavam os itens aos golpistas sem saber do esquema. Os suspeitos teriam criado mais de 3,5 mil contas em um site de vendas nos últimos três anos.
As investigações da operação começaram no final de 2024, após múltiplos registros de vítimas, com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30 mil apenas em Florianópolis, além de outras cidades. Os mandados de busca e apreensão e as quatros prisões temporárias foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do CyberGAECO, especializado em crimes cibernéticos. A Uber e a OLX também colaboraram com as investigações. A plataforma de transporte ainda ressalta que conta com um portal, no qual as autoridades com poder de investigação, podem solicitar informações sobre viagens realizadas por meio do aplicativo da empresa.
Continua depois da publicidade
O nome “Shadow Ride” faz referência ao uso furtivo de identidades falsas e serviços de transporte no golpe.
A Polícia Civil e o Gaeco continuam investigando o caso.
Leia mais
Caminhoneiro é preso no Oeste de SC com carregamento de crack que iria para o RS
Mãe e padrasto são condenados por estupros de menina de 13 anos em SC
Homem é preso suspeito de estuprar e traficar adolescentes em SC e PR