Um grupo criminoso apontado como responsável pelo comércio clandestino de agrotóxicos argentinos foi alvo da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (29). A Operação Zahir buscou desarticular uma organização criminosa que praticava ilegalmente importação, transporte, armazenamento e comércio clandestino dos produtos no Extremo Oeste de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com a PF, o grupo é responsável por internalizar agrotóxicos no Brasil, por meio da fronteira seca entre as cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Barracão, no Paraná, e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.

Empresários são suspeitos de mandar matar quem prejudicasse esquema de tráfico em SC e RS 

Na ação, a PF deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Saltinho e Campo Erê em Santa Catarina e em Barracão, no Paraná.

Continua depois da publicidade

A PF realizou a apreensão dos agrotóxicos de origem estrangeira clandestinamente importados, dos veículos automotores utilizados nos crimes sob investigação, de dinheiro em espécie e de outros ativos financeiros oriundos das práticas ilícitas. 

Como uma briga entre primos na internet terminou com ataque a tiros e morte em SC

A ação também realizou a apreensão de documentos, celulares, computadores e outras mídias digitais, que possam auxiliar na completa elucidação do caso.

Além do crime  de associação criminosa, os investigados na operação Zahir responderão também por crime ambiental. A pena pode chegar a oito anos de prisão.

*Sob supervisão de Clarìssa Batìstela.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade