Uma quadrilha de Brasília (DF) foi presa nesta segunda-feira, 1º de outubro, pela Polícia Civil de Joinville. Seis adultos, três homens e três mulheres, com idades entre 20 e 30 anos, foram detidos por crimes que foram cometidos em Joinville e região, além de Balneário Camboriú e Florianópolis. Dois adolescentes que fariam parte do grupo também foram apreendidos nesta segunda-feira em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Segundo o delegado Murillo Batalha, da Polícia Civil, eles teriam furtado pelo menos R$ 150 mil em produtos nos últimos três dias. As denúncias vieram de hipermercados e grandes lojas de roupas da cidade, que tiveram as imagens dos crimes captadas em câmeras de segurança. Em pelo menos um destes lugares, o grupo entrou no horário de funcionamento, alguns integrantes se esconderam entre os produtos e esperaram o fechamento da loja para começar a coletar os objetos furtados. Depois, iam embora pela saída de emergência.
O delegado afirma que há informações que eles agiram de forma semelhante em Balneário Camboriú e em Florianópolis. Pelas denúncias, a quadrilha já furtou pelo menos R$ 500 mil em produtos somente de hipermercados de uma rede nacional em 2018.
Cinco integrantes do grupo foram identificados como membros de uma organização criminosa de Brasília e outro membro residia em Joinville. Ele teria cedido a casa e o carro para a quadrilha.
Alguns objetos furtados foram apreendidos com o grupo, mas os aparelhos celulares, que eram o principal artigo retirado pelos suspeitos, não foram encontrados. De acordo com o delegado, estes aparelhos eram entregues a outro integrante do grupo que levava os objetos para o Rio de Janeiro no mesmo dia do furto.
Continua depois da publicidade
Há ainda diversos pertences encontrados a serem analisados, que teriam sido furtados de Joinville, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. Apenas um integrante falou com a polícia, já os outros preferiram permanecer em silêncio
Eles foram autuados em flagrante por associação criminosa e furto qualificado, mas também tem passagens por porte de arma de fogo, organização criminosa, furto e associação criminosa.