As quadras de areia da Beira-Mar Norte de Florianópolis serão reabertas à população no dia 6 de outubro. Elas foram adotadas por uma empresa e passaram por uma reforma nas últimas semanas. E para marcar a entrega, o Município está organizando um campeonato municipal de esportes na areia, onde todos os moradores podem participar.
Continua depois da publicidade
Os torneios acontecerão sempre nos finais de semana. Está previsto para os dias 6 e 7 o campeonato municipal de Beach Tennis. No finde seguinte (13 e 14), será o campeonato de futevôlei. E no último (20 e 21), acontece o municipal de vôlei de praia. As datas podem ser alteradas caso chova.
Conforme o voluntário Augusto Dias, o Guga, que está organizando as competições, os interessados tem até as 20h da próxima quinta-feira, dia 4, para se inscrever. Serão aceitas até 15 duplas por categoria. Para isso, deve mandar os nomes, a modalidade escolhida e a categoria para gugavdias@hotmail.com.
Cada esporte terá quatro categorias, sendo a mais difícil a open, seguido das categorias B, C e D para iniciantes. A ideia do Guga é criar um circuito de esportes de praia em Florianópolis, tendo competições nos equipamentos públicos da cidade, como na Prainha, do Saco dos Limões e na Barra da Lagoa. O voluntário vai além:
Continua depois da publicidade
— Estamos pensando em oferecer aulas de esporte com professores da rede municipal e projetos sociais para levar as crianças das comunidades para as quadras, o pessoal da terceira idade também. O beach tennis é uma modalidade muito fácil de praticar, então a terceira idade é muito bem vinda! — convida.
O Guga é um entusiasta do esportes de areia. Ele lembra que antes da prefeitura construir as quadras na Beira-Mar, ele levava uma rede para a pequena faixa de areia próxima à Casan e ali ficava esperando por um adversário.
— No começo não aparecia ninguém, mas hoje somos um grupo com 130 pessoas — conta.
Após centenas de bolas perdidas na Baía Norte, hoje a estrutura está bem melhor. As quadras serão administradas por uma empresa a partir de um contrato de adoção com a prefeitura. A Sidesc Saúde cuidará do local pelos próximos dois anos. Em troca, vai explorar o espaço com publicidade. No momento, elas estão passando por uma reforma, principalmente para controlar a erosão e evitar o acúmulo de água.
Continua depois da publicidade