Vizinhos da escola Domingos Jose Machado, no bairro lhotinha, no município de Ilhota, convivem com a depredação da quadra poliesportiva da unidade escolar. A falta de outros espaços para que as crianças brinquem faz com que o local, mesmo sujo e deteriorado seja a única opção de lazer.
Continua depois da publicidade
– Eu tenho receio de deixar os meus filhos virem aqui, mas é o único lugar que eles têm pra brincar – reclama a moradora Katia Gadotti.
A obra foi entregue para a comunidade em agosto de 2016. Pouco mais de dois anos, o local já está sem os portões na entrada, sem as torneiras nas pias do banheiro, alambrados deteriorados e lixo espalhado por toda parte.
O financiamento para a construção da quadra veio do governo federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na época, o projeto foi orçado em quase R$430 mil, mas segundo a prefeitura, a empreiteira ressonável pelo serviço não terminou a obra e por isso parte do dinheiro foi devolvido.
De acordo com o engenheiro do município, Antônio Scöppin, um projeto foi elaborado para finalizar e reformar a obra, o valor deve chegar perto de R$ 80mil. Uma nova licitação também foi feita e encaminhada ao FNDE, mas não obteve reposta do órgão até o momento. Ele informou ainda que funcionários da secretaria de educação de ilhota voltaram de férias e vão fazer a limpeza do local.
Continua depois da publicidade