O anúncio pode significar o fim do isolamento esportivo de Pyongyang: o ministro do Esporte norte-coreano e a Federação Asiática de Halterofilismo chegaram a um acordo neste domingo (26) para organizar os campeonatos asiáticos juniores de 2019 na capital norte-coreana.
Continua depois da publicidade
O evento internacional, que começará em 27 de outubro do ano que vem, será o primeiro disputado na Coreia do Norte desde início da aproximação diplomática entre Pyongyang e a comunidade internacional.
A Coreia do Norte aproveitou os Jogos Asiáticos, onde o acordo foi assinado, para mostrar uma vontade de abertura; seus atletas formaram uma delegação unificada com a Coreia do Sul em três modalidades femininas e atletas dos dois países desfilaram juntos atrás de uma bandeira da Coreia unificada na cerimônia de abertura.
A atribuição dos campeonatos asiáticos juniores de levantamento de peso serve de alívio para a Coreia do Norte, que foi privada da organização da competição em 2018 devido à sanções do conselho de segurança da ONU
Continua depois da publicidade
* AFP