O presidente russo Vladimir Putin pediu nesta quarta-feira “garantias” de segurança internacionais para a Coreia do Norte em troca da desnuclearização que este país prometeu durante uma reunião de cúpula entre Donald Trump e Kim Jong Un.

Continua depois da publicidade

“A Coreia do Norte recebeu a promessa de garantias de segurança em troca de uma desnuclearização”, disse Putin durante um Fórum Econômico em Vladivostok (Extremo Oriente).

“Mas me parece contraproducente que se peça a Coreia do Norte que faça tudo e não receba nada em troca”, afirmou, antes de propor a Pyongyang “garantias internacionais”, sobretudos das potências nucleares.

O dirigente norte-coreano Kim Jong Un se comprometeu com uma “desnuclearização completa” da península coreana em troca de “garantias de segurança”, durante uma reunião histórica em 12 de junho em Singapura com o presidente americano Donald Trump.

Continua depois da publicidade

Desde então, as negociações sobre as modalidades e o calendário estão bloqueadas.

“A Coreia do Norte adotou medidas para uma desnuclearização (…), mas parece que em troca espera sinais”, disse Putin.

“Se a Coreia do Norte está satisfeita apenas com garantias americanas, estamos satisfeitos. Mas parece que garantias internacionais seriam apropriadas”, completou.

Putin fez as declarações uma semana antes de uma nova reunião de cúpula entre as Coreias, prevista para acontecer entre 18 e 20 de setembro em Pyongyang.

Continua depois da publicidade

“Independente das dificuldades que nos aguardam no caminho, não renunciaremos à paz. Sul e Norte não devem voltar ao passado”, afirmou o primeiro-ministro sul-coreano Lee Nak-yeon durante o fórum.

* AFP