Um puma foi visto caminhando no Parque Nacional das Araucárias, localizado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. O animal, da espécie que também é conhecida por onça-parda ou leão baio, foi flagrado por uma armadilha fotográfica, de acordo com informações do g1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As imagens foram feitas no último dia 12 de janeiro, por volta das 23h45. O nome científico do animal é Puma condocolor e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ele é considerado vulnerável para extinção.
A última vez em que a espécie apareceu no local foi em julho de 2017.
De acordo com informações da diretora técnica do Instituto, Vanessa Tavares Kanaan, o registro aconteceu em uma área monitorada há muitos anos. De acordo com ela, é um local onde acontece a soltura de papagaios-de-peito-roxo.
Continua depois da publicidade
> Leão-baio é perigoso? Conheça espécie vista na Serra Catarinense
> Menino de SC chora perda de melhor amigo e história por trás de foto causa indignação
– Há anos atrás ali eram vistos apenas animais domésticos, antes de ser um parque, e quando eles foram retirados, conseguimos ver muita prevalência de animais silvestres como onças, lontras, gato-do-mato e jaguatirica. Isso mostra como a fauna silvestre pode ser impactada por animais domésticos dentro de unidades de conservação – explicou.
Outras aparições
Em junho de 2021, um leão-baio também foi visto em Painel, na Serra catarinense. O animal estava em cima de uma árvore e foi encontrado por um produtor rural. É provável que ele tenha subido no local ao se sentir amedrontado pelos cachorros da propriedade, pois não é comum ver este animal em árvores.
> Papagaio surge em câmera de rodovia do Paraná e imagem viraliza: “Só de olho”
O leão-baio desceu assim que os cachorros e o produtor se afastaram do local.
Leia mais
Morador de SC faz entregas em égua para criticar preço da gasolina e vídeo viraliza
Foto de almoço à beira-mar leva à prisão de golpistas em Balneário Camboriú; entenda
SC tem corrida por dose de reforço em meio a janeiro com alta de casos de Covid