Para ajudar cegos ou pessoas com dificuldades de visão, três jovens de Blumenau desenvolveram a Pulseira Vision, que serve para informar o nome de lojas ou outros estabelecimentos nas proximidades. Assim, não será preciso abordar pessoas e perguntar. A ideia foi aprovada na última edição do Programa Nascer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC. Anderson Cordeiro de Souza conta que a equipe usou o contexto catarinense para desenhar a solução.

Continua depois da publicidade

Segundo dados do IBGE, mais de 180 mil pessoas no Estado têm grande dificuldade ou não conseguem enxergar. Cada comércio que quiser se tornar mais acessível, deverá ter um dispositivo chamado BlindBox, que emite um sinal contendo as informações do local. Quando o usuário passar pela frente, sentirá uma vibração e poderá escolher se aceita ou não saber qual é o estabelecimento. E aí, vamos aderir?

Doação de computadores para estudantes

A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está apoiando uma campanha de empresas para doar computadores para estudantes da rede pública do estado. Alunos da Escola Intendente Aricomedes da Silva, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, foram os primeiros a receber os equipamentos. Atualmente, 75 jovens ainda  estão a espera do equipamento.

Em duas semanas de campanha foram arrecadados 27 computadores prontos para uso, e outros 40 ainda passam por manutenção em parceria com o  Senai. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo e-mail saude@acate.com.br.

Continua depois da publicidade