O pugilista Myke Carvalho garantiu nesta sexta, dia 9, uma vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas. O brasileiro derrotou o mexicano Francisco Vargas por 35 a 32 na categoria peso leve (abaixo de 60kg) e garantiu uma vaga na final do Pré-Olímpico de Boxe que está sendo disputado no Pavilhão quatro do Riocentro, no Rio de Janeiro. Myke decidirá o título do Pré-Olímpico com o colombiano José Moquera neste domingo.

Continua depois da publicidade

Já outro pugilista brasileiro, Fabiano Astorino, não teve a mesma sorte de Myke e está fora dos Jogos Olímpicos. Ele foi eliminado ao perder por pontos na semifinal na categoria super pesado (mais de 91kg) para o mexicano George Garcia.

O torneio no Rio de Janeiro distribui vagas a Atenas para o campeão e o vice nas categorias mosca ligeiro (abaixo de 48kg), mosca (51kg), galo (54kg), pena (57kg), leve (60kg), meio médio ligeiro (até 64kg), meio médio (até 69kg), médio (75kg) e meio pesado (81kg). Somente o campeão nas categorias pesado (91kg) e super pesado (mais de 91kg).

Esta foi a segunda vaga conquistada pelo boxe brasileiro, já que Alessandro Mattos, na categoria meio médio ligeiro (menos de 64kg), já carimbou sua passagem a Atenas no Pré-Olímpico de Tijuana, no México, em março.

– Comecei perdendo o combate e precisei de muita concentração para reverter o placar. Durante os últimos quatro anos venho me preparando para os Jogos Olímpicos. Foi um período de muito sacrifício em que passei a morar em São Paulo, longe de minha família, que é de Belém do Pará – disse o Myke.

Continua depois da publicidade

Também garantiram classificação para os Jogos Olímpicos Miguel Miranda, da Venezuela, e Patrício Calero, do Equador, finalistas da categoria mosca ligeiro; e Argenis Mendez, da República Dominicana, e Alexandre Espinoza, da Venezuela, finalistas da categoria galo.

Neste sábado, dia 10, a partir das 16h, mais três brasileiros têm chances de lutar em Atenas. Edvaldo de Oliveira, da categoria peso pena, enfrenta o venezuelano Fredd Barbosa; Glaucélio Abreu, da categoria médio, tem pela frente o venezuelano Cruz Gil; na categoria meio-pesado, Washington Silva enfrenta Shawn Cox, de Barbados.