A partir desta quarta-feira (28), a terceira onda de frio do inverno 2021 atinge Santa Catarina e a previsão é de que seja a mais intensa dos últimos 60 anos. O meteorologista Leandro Puchalski explicará tudo sobre a previsão do tempo desta semana em uma live com o colunista Ânderson Silva, no Instagram do NSC Total às 18h30min.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A menor temperatura registrada no ano foi de -8,2°C em Urupema na terça-feira (20). Porém, o frio deve vir com ainda mais força nesta semana. As temperaturas mínimas previstas para Serra de SC podem ficar entre -10°C e -12°C, semelhante a menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos.
Além do frio extremo, a neve também deve aparecer na Serra durante esta semana, para a alegria dos turistas.
> Tempo bipolar faz SC ter 30 °C e frio intenso com temperaturas negativas na mesma semana
Continua depois da publicidade
Frio, quente e frio de novo
Após um final de semana de calor, o frio chega com força de novo no Estado, mas essa oscilação no tempo durante o inverno é comum em Santa Catarina. O frio vem rápido, mas também vai embora com a mesma velocidade.
— Na região em que o Estado está posicionado, temos influências das massas de ar tanto tropicais quanto extratropicais. Nosso inverno não é frio o tempo todo. Passa uma frente fria, acompanhada de uma massa de ar frio que diminui a temperatura durante três a cinco dias, e se desloca até o oceano. Em seguida as temperaturas se elevam até uma nova frente fria passar — explica a meteorologista da Epagri, Gilsânia de Souza Cruz.
Leia também
Quando acaba o inverno de SC em 2021
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno