O calorão e o forte vento não intimidaram quem decidiu chegar cedo à Avenida Beira-Mar Norte para garantir lugar e assistir, de camarote, aos 16 minutos de queima de fogos em Florianópolis, além da volta, depois de quatro anos, da cascata na Ponte Hercílio Luz.
Continua depois da publicidade
No começo da noite, a temperatura elevada e nebulosidade marcaram presença, mas o público não parecia se importar e seguia chegando em grande número para aproveitar a virada.

Nas imediações das quadras esportivas, o gramado já estava bastante ocupado por volta das 20h30min.

Na Beira-Mar Continental o movimento também é grande, principalmente nas imediações da Ponte Hercílio Luz.


Os shows rolam durante a noite toda, mas no fim da manhã e início da tarde já havia famílias e grupos de amigos instalados no calçadão.
Continua depois da publicidade

Durante a tarde o vento forte tornou o mar agitado, jogou as ondas sobre as pedras e ajudou, com respingos, a refrescar quem passeava ou aguardava no calçadão. O palco dos oito shows foi montado ali próximo, no bolsão do trapiche. Há telões espalhados em outros pontos da orla para que todos consigam acompanhar.
Há também estrutura, com música eletrônica a partir das 21h e show a partir das 22h, na Beira-Mar Continental, de onde é possível assistir simultaneamente a queima de fogos e a cascata na Hercílio Luz.

O empresário Silvério Lopes, de Araranguá, chegou cedo com a esposa, a filha e um sobrinho, munidos de cadeiras de praia, sanduíches, bolachas e uma caixa de isopor cheia de água, refrigerante, suco e espumante para a virada do ano. É a primeira vez que a família passa a virada do ano na Beira-Mar.
— Viemos para assistir a esse evento maravilhoso — conta Lopes.

Márcia Silva chegou às 15h ao lado do marido, filhos e a sogra para guardar lugar. A família veio de Joinville. Perto dali, uma família de gaúchos de Planalto (RS) chegou às 11h, disposta a esperar mais de 12 horas pelo ápice da festa.
Continua depois da publicidade
Segurança reforçada
Serão 16 minutos de fogos a partir de balsas, com menos ruídos, para não perturbar pessoas e animais de estimação. Os 12 primeiros minutos serão a partir de quatro balsas, na Beira-Mar Norte. Em seguida, iniciam os fogos de uma quinta balsa, localizada próxima à Ponte Hercílio Luz, com três minutos de duração.
A parte pirotécnica da programação se encerra com a volta da cascata de fogos na Ponte Hercílio Luz, reaberta na segunda-feira (30). O espetáculo estava suspenso desde a virada de 2015 para 2016, para não colocar em risco a estrutura montada para as obras de restauração.

Apesar da expectativa de receber milhares de pessoas, o coordenador dos trabalhos de montagem da estrutura de som e da segurança privada garante que segurança não será problema:
— Se precisasse, começaríamos agora — afirmou Professor Padilha, às 15h30, à reportagem da CBN Diário. — As famílias são bem-vindas, vai ser uma festa muito segura. Temos segurança privada, policiamento reforçado e serviço de atendimento de saúde. Crianças pequenas devem trazer uma identificação com telefone dos pais. Também evitar trazer garrafas de vidro.
Continua depois da publicidade
Transporte coletivo
A prefeitura e o Consórcio Fênix garantem que haverá 30 linhas durante a madrugada, enquanto houver demanda, partindo do Ticen e da Praça Governador Celso Ramos para diversas regiões da Capital. O app e site Floripa no Ponto informa os itinerários e horários.
O comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto, alerta que estacionar na Beira-Mar e imediações é uma tarefa complicada e que a corporação não irá tolerar a presença de veículos em locais proibidos, como sobre os canteiros da avenida. A ordem é guinchar quem desobedecer a lei, mesmo que estimulado por flanelinhas.
O fechamento das duas pistas da Beira-Mar para os carros está previsto para 20h. No entanto, como este ano não há horário de verão, o fechamento pode ser antecipado se o movimento de pedestres justificar. O mesmo vale para o fechamento da pista marginal, sentido Norte, programado para as 22h.
Ouça a entrevista do comandante Ivan Couto o Estúdio CBN Diário desta terça-feira (30):
Veja o mapa das alterações no trânsito:
