Em evento aberto ao público, o Curso de História e o Laboratório de Didática da Universidade Regional de Blumenau (Furb) vão promover o lançamento de um livro nesta sexta-feira (28). “O mestre-escola: retalhos da vida de Giovanni Trentini em Rio dos Cedros”, é uma obra de Norberto Dallabrida e conta um pouco da história de um imigrante italiano que se estabeleceu na Encruzilhada (Crozara) da Colônia Blumenau, em 1878. A participação no evento é gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O encontro será organizado na Furb, no campus da Rua Antônio da Veiga, bairro Itoupava Seca. Com início às 19h, os interessados devem se direcionar ao auditório do bloco J, na sala 102, para acompanhar o lançamento.

Sobre o livro

Dividida em 10 capítulos, a obra é uma biografia que conecta a vida de Giovanni Trentini com o movimento de imigração em massa do último cartel do século 19 e a colonização em uma área organizada pela pequena propriedade, junto com a formação comunitária em torno das capelas — a chamada Colônia Blumenau que se tornou o atual município de Rio dos Cedros.

O livro aborda a atuação comunitária do imigrante que veio da Itália e, durante a trajetória, explorou diferentes áreas. Giovanni foi professor de ensino primário e, na época, era chamado de mestre-escola por não ter formação pedagógica. Porém, como ele dominava a escrita e a leitura, o imigrante foi escolhido pelas comunidades para alfabetizar as crianças.

Continua depois da publicidade

Além disso, Giovanni foi capelão leigo, ou seja, na ausência de um sacerdote era ele quem ministrava o culto religioso aos domingos e dias de festa. Nas horas vagas, o imigrante também era poeta e escrevia obras na língua italiana. Outros detalhes podem ser explorados através do livro de Norberto Dallabrida.

*Estagiária sob supervisão de Talita Catie

Leia também

Laudo desvenda onde começou maior incêndio da história de Blumenau

Outback já dá as caras em shopping de Blumenau

Imagens aéreas revelam proporção de buraco misterioso na BR-470 entre Blumenau e Gaspar

Projeto de vila turística inspirada na Holanda avança em Blumenau