As pessoas que participaram do show do Armandinho na OSCI- Campeche, em Florianópolis, no último dia 29, devem verificar suas carteiras de vacinação e conferir se já estão imunizadas contra o vírus do sarampo. Quem ainda não é vacinado deve procurar um posto de saúde o quanto antes. A orientação é da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, após receber notificação de um caso suspeito de sarampo entre os frequentadores do evento.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o paciente teve a suspeita de sarampo identificada no dia 03 de janeiro. Ele chegou em Florianópolis no dia 29 de dezembro, em um ônibus da Viação Catarinense, que saiu de Curitiba à 01h45min do domingo. Por esse motivo, os ocupantes do coletivo interestadual também devem conferir a caderneta.
A Vigilância informou que, embora o paciente não exibisse os sintomas durante os dias da viagem e do show, ele já estava transmitindo o vírus e pode ter passado para outras pessoas. Como procedimento padrão neste tipo de caso, sempre é realizado o levantamento de todas as pessoas que estiveram em contato com o doente, para que as devidas medidas para barrar a transmissão do sarampo sejam tomadas.
Quem precisa se vacinar
As pessoas acima de seis meses de idade que não tiverem pelo menos um registro de dose de sarampo ou VTV – pessoas até 29 anos devem ter pelo menos duas doses – devem procurar a Vigilância Epidemiológica imediatamente. Esta ação é muito importante para evitar o adoecimento das pessoas e disseminação da doença.
Em Florianópolis o endereço é Avenida Henrique da Silva Fontes, 6100, Trindade. Os telefones para dúvidas e informações são (48) 3212-3910 ou (48) 3212-3907. O atendimento ocorre das 7h às 19h.
Continua depois da publicidade