“Em 2012, quando a Propague completou 50 anos, decidimos investir em dois projetos de livros. Um contando a história da agência e outro contando uma história do Estado. Escolhemos o tema da gastronomia. A ideia era mostrar ao Brasil os produtos premium de Santa Catarina. Ingredientes como a ostra, a vieira, os cortes de pato como o magret e o foie gras, as conservas, os embutidos e os queijos finos. Sem esquecer os vinhos finos de altitude, as cervejas artesanais e os destilados especiais. Chamamos o jornalista especializado em enogastronomia João Lombardo. Já tínhamos feito a segunda edição do seu livro Santa Catarina à Mesa, que abordava principalmente os vinhos e as cervejas catarinenses. Dessa conversa nasceu e se materializou, 14 meses depois, o livro Gourmandises Catarinenses, um retrato da gastronomia tradicional e contemporânea de Santa Catarina.
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O livro foca todos os aspectos da boa mesa. Fala sobre a formação da cozinha típica, fruto da soma das tantas culturas que coabitam no Estado. Mostra os ingredientes premium, com detalhes de cultivo, produção e tipicidade de cada produto.
Gourmandises contemplou o trabalho dos chefs no Estado. As páginas mostram 60 receitas tradicionais e contemporâneas, feitas com ingredientes clássicos e premium. Dois guias acompanham o volume. Um apresenta 60 vinhos finos que representam a diversidade das altitudes. Outro, sugere 70 restaurantes de qualidade em Santa Catarina.
A Propague se orgulha de ter produzido este trabalho, junto de talentosa equipe, e com o apoio da Assembleia Legislativa, do governo do Estado e da Fiesc. Uma obra que retrata o setor alimentício catarinense e os produtos premium, que rompem fronteiras e conquistam chefs e brasileiros de todo o país.
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