Humor, criatividade e um artigo de uso diário na cozinha estão unidos por uma boa causa em Itajaí. Explorando o linguajar do Litoral Norte, o publicitário Marco Antônio Guerreiro Chaves criou panos de prato diferentes, com frases relacionadas à atividade doméstica de secar louças.

Continua depois da publicidade

Para atrair compradores, o criador do produto utilizou expressões típicas do “peixerês” como “Quéix inxugá a loça?”. Toda a arrecadação com a venda dos produtos tem um único destino: ajudar uma clínica de recuperação para dependente químicos, a Maranata.

São 20 modelos diferentes do Pano Bacana, sendo três exclusivos com o tema “É de Itajaí” e outros quatro com “É Catarina”. Os panos são vendidos pelo Facebook (facebook.com/panobacana) e em diversas lojas de Itajaí ao preço de R$ 25 cada.

Eles vêm prontos para presente, com uma cartela que apresenta todos os modelos da coleção. Uma etiqueta explica ainda que toda a iniciativa se trata de um projeto social, o que segundo Marco Antônio sensibilizou as pessoas. A identificação dos moradores com as gírias e dizeres regionais também tem chamado a atenção.

– Vi que os panos de prato do dia a dia eram muito comuns. A ideia é oferecer um produto atrativo, com o espírito e a linguagem da população catarinense, e que principalmente ajude a entidade – destaca Chaves.

Continua depois da publicidade

A proposta de criar panos de prato surgiu na internet. Marco Antônio viu modelos com nomes de ruas de São Paulo, e pensou em fazer algo ainda mais diferente, chamativo e com foco local. Ele trouxe um pouco da cultura litorânea, em frases ditas no cotidiano dos moradores. O tradicional “peixerês”.

– Comecei a perguntar para as pessoas o que elas falavam quando iam secar louça. E aí começaram a vir respostas como “Quéix inxugá a loça? Se quéix, quéix. Se não quéix dix”. Juntando as frases nos panos de prato a gente torna a atividade mais divertida, afinal quem é que gosta de lavar e secar a louça? – brinca.

Clínica

A Maratana é uma clínica para dependentes químicos, mantida por uma associação sem fins lucrativos com sede em Itajaí. A instituição oferece serviços de psicólogos e assistente social. O objetivo é mudar o estilo de vida de quem procura auxílio. O tratamento dura nove meses para dependentes de crack e bebida alcoólica.