A Espaço Livre Arquitetura, de Florianópolis, lançou o ebook Mais planejamento, menos desperdício na construção civil. O material, disponível gratuitamente na página facebook.com/espacolivrearquitetura, traz informações sobre geração de resíduos em canteiros de obras, impactos financeiros do desperdício e cuidados que podem ser tomados para minimizar o problema. Uma pesquisa do Programa Habitare, desenvolvido por universidades de todo o país e financiado pela Finep, identificou que a construção civil gasta em média 56% a mais em peso de cimento do que é previsto para uma obra. O índice registrado é de 44% para a areia e de 15% para tubos de PVC e eletrodutos.

Continua depois da publicidade

– O mercado da construção civil está aquecido e também muito competitivo, o que exige a busca constante por eficiência. Desperdício de material é desperdício de dinheiro, além de prejudicial para qualquer empresa – afirma a arquiteta Patrizia Chippari, diretora da Espaço Livre.

Planejamento

O planejamento é uma das formas encontradas para diminuir as perdas nos canteiros de obras. Conforme Patrizia, a possibilidade de prevenir problemas é maior na fase de projetos, antes do começo da obra, diminuindo à medida que o trabalho avança. Por isso é fundamental ficar atento desde as primeiras etapas do desenvolvimento da edificação.

Patrizia é especialista no desenvolvimento de projetos e em compatibilização, processo que é executado por uma equipe de arquitetos que faz a sobreposição harmônica dos diversos projetos necessários para uma construção: topográfico, estrutural, hidrosanitário, elétrico, de refrigeração, arquitetônico, entre outros.

Continua depois da publicidade

Além disso, a arquiteta coordena equipes de projetistas, acompanha cronogramas e orienta mudanças. Estudos indicam que a compatibilização de projetos pode reduzir de 5 a 10% o custo de uma obra.