Renato Igor (interino)

renato.igor@tvcom.com.br

Os dois partidos que disputaram o segundo turno nas últimas eleições presidenciais em 2014 estarão unidos na microrregião do Contestado. O inacreditável futebol clube apresenta PT e PSDB unidos em Ponte Alta do Norte. A convenção aconteceu neste sábado. O candidato a prefeito é tucano, o empresário Antônio Carlos. Ele terá como candidato a vice o também empresário Ari Wolinger, do PT. É aquela história: em eleições vale tudo, só não vale perder.

Continua depois da publicidade

A coligação apresenta vereadores jovens e com toque feminino. O PT, com 13 candidatos a vereador, sendo 5 mulheres. O PSDB, com 14 candidatos a vereadores, sendo 6 mulheres.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Continua depois da publicidade

Leia as outras notas da coluna desta segunda-feira:

Sem partido

Ao fazer uma releitura das manifestações contrárias ao projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados patrocinado pelo movimento Escola Sem Partido, impedindo a doutrinação ideológica nas escolas, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, professor e pedagogo Marcelo Batista de Sousa, se contrapõe às críticas e reafirma o acerto da medida.

– Ao aprovar a proposta de lei o legislador estará validando regras que poderão estimular e até incrementar o trabalho pedagógico de qualidade – diz Marcelo.

O professor defende “a pluralidade em vez da doutrinação”. O Ministério Público Federal encaminhou nota técnica ao congresso. Defende a tese de que o projeto Escola sem Partido é inconstitucional e impede o pluralismo.

Politicagem

O uso político de associação de moradores e ongs é algo deplorável. O vice-presidente da Associação de Maricultores e Pescadores Profissionais do Sul da Ilha, em Florianópolis, Ademir Dário dos Santos, fez a denúncia no Fórum da Rádio CBN Diário. Vereadores e candidatos usam ou criam associações como trampolim político. Apenas no Ribeirão da Ilha são cinco associações de maricultores.

Continua depois da publicidade

Nota zero

O deputado estadual Fernando Coruja, do PMDB, denunciou, no programa Conversas Cruzadas, da TVCom, que a influência política prejudica o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre chikungunya, da dengue e do zika vírus. Segundo ele, o problema ocorre principalmente nas pequenas cidades, onde o dono do ferro-velho é conhecido do vereador, e o terreno abandonado é de um amigo do secretário municipal, por exemplo. Esquece-se de um princípio fundamental para o bom funcionamento da “coisa” pública: a impessoalidade. É a cara do Brasil.

Defesa

A advogada Perla Duarte Moraes acaba de obter o título de Mestre em Direito, concedido pela UFSC a partir de tese inovadora: em sua dissertação, argumentou pela necessidade de defesa técnico-jurídica nos processos administrativos por infrações ambientais, exigência que não há hoje. Seu estudo conclui que somente assim fica assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório, previstos na Constituição, além da possibilidade de resolver administrativamente demandas que vão sobrecarregar o Judiciário. Perla atua com o especialista em direito ambiental Antonio Carlos Brasil Pinto.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense