O PT Itajaí decidiu nesta segunda-feira à noite romper as conversações com PSDB e Solidariedade e aproximar-se do bloco encabeçado por partidos como o PP do prefeito Jandir Bellini, PSD e PDT. O motivo, segundo comunicado emitido pelo partido, são “questões conjunturais nacionais” _ de fato, a dobradinha com os tucanos parecia pouco provável se considerado o histórico das duas legendas.

Continua depois da publicidade

Evidentemente, o comunicado também informa que não será feita nenhuma aliança com o PMDB do presidente interino Michel Temer “por razões conjunturais nacionais, estaduais e locais”.

A aproximação dos pepistas, que já têm o nome do advogado João Paulo Tavares Bastos como pré-candidato, é inédita na cidade e adianta um possível alinhamento para as eleições para o Governo do Estado.

Historicamente, PT e PP estiveram em lados opostos em Itajaí. A saída do ex-deputado Volnei Morastoni do PT, adversário histórico do atual prefeito e hoje pré-candidato a prefeito pelo PMDB, favoreceu a aproximação.

Segundo o presidente do partido em Itajaí, Felipe Damo, o PT está disposto a compor aliança, indicar o vice ou mesmo um candidato a prefeito, se acordado com os demais partidos. Os petistas João Vequi e Giovani Félix estão entre as opções.

Continua depois da publicidade