O PT de Florianópolis suspendeu as prévias que estavam marcadas para o dia 29 deste mês. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, depois de uma reunião da executiva municipal, e um novo encontro foi marcado – ainda sem data confirmada, provavelmente em março -, para discutir as estratégias do partido nas eleições deste ano para prefeito da Capital.

Continua depois da publicidade

Os petistas possuem dois pré-candidatos em Florianópolis: o vereador Márcio de Souza e o médico e ex-vereador Ricardo Baratieri. Márcio fez o lançamento de sua pré-candidatura na segunda semana de janeiro. Baratieri fará o seu na noite desta terça-feira, a partir das 20h. Mas a executiva do diretório municipal quer buscar um consenso para não precisar marcar novas prévias, que poderiam dividir e fragilizar o partido.

– Cancelamos porque a executiva nacional determinou uma série de regulamentos para as capitais, que acabaram deixando nosso calendário do dia 29 de janeiro fora das regras. E a lógica de jogar para frente é também continuar trabalhando pelo consenso – diz o secretário de comunicação do diretório municipal, Gilberto Del Pozzo.

Embora o vereador Márcio insista na possibilidade de candidatura própria, as principais lideranças petistas da Capital estão mais inclinadas a formar uma coligação. A tendência da maior parte da executiva municipal é se aproximar do PC do B, que tem como pré-candidata a deputada estadual Angela Albino.

Continua depois da publicidade

Como Márcio defende uma aliança com o PMDB, do prefeito Dário Berger, e o PT da Capital sempre se declarou como oposição a ele, as articulações nos bastidores seriam para que o vereador desista da pré-candidatura. Nesta terça-feira, Márcio viaja a Brasília para conversar com a ministra Ideli Salvatti. Ela é uma das principais defensoras do consenso no partido.