A psiquiatra Cida Fontana encontrou uma forma de ajudar a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, principalmente aquelas que precisam de atendimento de saúde mental. Mesmo remotamente, Cida fez contato com grupos que buscam ajudar e há alguns dias realiza consultas por videochamadas, de forma gratuita.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à rádio CBN Joinville, Cida explica como os atendimentos são feitos. Por meio de grupos no WhatsApp, que reúnem quase 500 médicos do Brasil inteiro, as solicitações por atendimento psiquiátrico chegam, e os profissionais se disponibilizam para atender. Agora, ela também planeja viajar para poder ajudar presencialmente no feriado de Corpus Christi.
— Vou com meu próprio veículo. Estou com o contato de algumas pessoas, com pessoal de Canoas e com também de Eldorado do Sul. Mas sei de colegas que já foram para Lajeado. Optei por pegar o feriadão por ser um pouco mais longo o tempo, para ter alguns dias a mais — explica.
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Abrigos no Rio Grande do Sul:
Continua depois da publicidade
Ela destaca ainda a importância do atendimento psicológico e psiquiátrico neste momento, tanto para pessoas que já apresentavam ansiedade, depressão ou faziam algum tratamento, quanto para reduzir os danos do estresse pós-traumático que muitos irão viver.
Ouça a entrevista completa da psiquiatra Cida Fontana abaixo:
A rádio CBN Joinville está no ar 24h por meio do dial 95.3 FM em Joinville. Também é possível ouvir pela internet no link.
Leia também:
Aguardada há 51 anos, Ponte Joinville ganha autorização para início das obras
VÍDEO: Imagens mostram momento em que pais do caso “AME Jonatas” são presos em Joinville
“Central de Fake News” com objetivo político é alvo de operação em SC e RN