Vinte psicólogos do Instituto Karunã, de São Paulo, que atendem vítimas de acidentes de trânsito e catástrofes naturais – entre elas o acidente com o avião da Tam, em 2007 – somaram-se, nesta sexta-feira, às equipes de profissionais que prestam assistência aos familiares das vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria.
Continua depois da publicidade
Antes de começarem o trabalho, os psicólogos participaram de uma reunião com a coordenadora das ações da Secretaria Estadual da Saúde na cidade, Károl Veiga Cabral, que fez um relato da atuação das sete equipes multidisciplinares que já estão prestando atendimento.
Károl explicou que existem várias frentes de atendimento em hospitais, unidades básicas de saúde, pronto-atendimentos e nas casas das famílias.
– Fizemos reuniões de avaliação todos os dias e à medida que vamos recebendo as demandas, repassamos às equipes – explica.
Continua depois da publicidade
Presidente do Karunã, que significa “aquilo que alivia a dor” na linguagem sânscrita, o psicólogo Othon Veira Neto contou que o instituto faz esse trabalho de atendimento há 17 anos e começou atuando em casos de violência que envolviam assalto e sequestro.
Desde 2009, conforme ele, os psicólogos trabalham com familiares e vítimas de acidentes de trânsito e aéreo, além de catástrofes naturais. O grupo prestou assistência, inclusive, aos parentes dos mortos no acidente com o avião da TAM, em 2007. Recentemente, os psicólogos atenderam refugiados do Haiti e os familiares de policiais mortos nos ataques em São Paulo.
– A gente está aqui como voluntário. Nossa preocupação é ajudar nesse momento a tirá-las (as famílias) da crise. A sessão acaba quando a pessoa fala do futuro – conta Neto sobre o trabalho do grupo.
Continua depois da publicidade
Os psicólogos fazem um único encontro, no entanto a sessão pode durar horas. Na tarde desta sexta-feira, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde fizeram uma reunião com a rede de assistência social, saúde e educação do município para organizar a continuidade do trabalho.

