Ter amigos íntimos e presentes, fazer atividades voluntárias, ter relações saudáveis no ambiente de trabalho e, principalmente, estabelecer uma relação familiar de apoio e estímulo ao desenvolvimento das habilidades de cada um. Estas são as bases para uma vida feliz, segundo as premissas da psicologia positiva – que é a área da psicologia que estuda os fundamentos da felicidade e do bem-estar, sustentados pelos pontos fortes e pelas virtudes. Ela dá mais ênfase à busca pela felicidade humana que ao estudo das doenças mentais. Provavelmente a premissa mais difícil de colocar em prática seja a que envolve a harmonia e a felicidade entre os membros da família. Pais e filhos muitas vezes dividem o mesmo espaço físico, mas parece que se tornam indivíduos cada dia mais distantes entre si.
Continua depois da publicidade
A psicóloga e coach Liamar Fernandes explica que é possível estabelecer uma proximidade efetiva com os filhos, se este for realmente o desejo dos pais. E, para que isso aconteça, dá algumas dicas. A primeira é que os pais evitem usar frases do tipo "você é burro, você é ignorante, você não sabe fazer as coisas direito”. Elimine, ou pelo menos evite ao máximo este tipo de linguajar com o seu filho. A segunda dica: Não julgue pelas aparências. Ao invés de julgar, pergunte ao seu filho e se esforce para entender o que ele pensa sobre determinada situação ou problema que ele ou vocês estão vivendo. Você vai reparar que 90% das coisas que imaginou são totalmente contrárias ao que ele está pensando, sentindo. Portanto, antes de achar qualquer coisa e tirar conclusões precipitadas, pergunte.
Mas uma: Quando seu filho estiver falando, escute ativamente sem interrompê-lo, e não apenas ouvir superficialmente e fazer uma interpretação, muitas vezes equivocada. Acredite que ele possa mudar. Acredite que ele é um diamante bruto e está em evolução. O diamante é uma pedra bruta, que quanto mais lapidada for, mais vai brilhar. Então, acredite que independente dos fatos e do que você veja externamente, seu filho é capaz de mudar. Liamar Fernandes acrescenta: “Ao invés de reclamar dos seus filhos, seja grato por tê-los. Quando você olhar para eles e estiverem fazendo alguma coisa, em vez de somente criticar, busque a gratidão. Enquanto você os tem, muitas mães e pais gostariam de ter e não podem. Bela lição.