A pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos tem provocado na população um turbilhão de comportamentos — da baixa produtividade ao aumento da ansiedade, sensação de tristeza e sentimentos de insatisfação e de medo. Essas questões estão presentes na vida pessoal e profissional de várias pessoas que precisaram se adaptar ao novo cenário e encontrar possibilidades para se reinventar e seguir seus afazeres laborais.

Continua depois da publicidade

Na área da psicologia, a necessidade de reinvenção não foi diferente e, embora a cultura brasileira tem a demonstração de afeto e o contato físico muito presentes, para que fosse possível continuar o tratamento através dos atendimentos psicológicos, a Vínculo Psicologia se adequou para atender seus clientes de forma remota.

A Vínculo é uma empresa chapecoense, com 12 anos de mercado e atualmente oferece à população regional, atendimento nas mais variadas áreas da saúde. Na área da psicologia, presta atendimentos individuais, para casais ou famílias, além de sessões de Hipnose Clínica Ericksoniana.

Levando em conta o atual contexto, o consultório está aberto apenas para situações emergenciais, seguindo todos os cuidados necessários. No entanto, os atendimentos psicoterapêuticos realizados pela psicóloga Kátia Caon Colombelli, seguem acontecendo de forma remota.

— Embora os atendimentos online já estivessem autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia antes da pandemia, essa ainda era uma prática pouco utilizada por profissionais na nossa região e pouco conhecida pelos clientes, que normalmente optavam pelo atendimento presencial. A ideia da adaptação para atendimentos nessa modalidade, surgiu pela necessidade de mantermos assistidos os clientes ativos, de maneira que, embora com outros recursos, pudessem manter o seu tratamento psicoterapêutico, mesmo a distância — explica a psicóloga.

Continua depois da publicidade

Preocupada com a saúde mental de seus clientes, a psicóloga precisou sensibilizá-los sobre a importância de prosseguir com as psicoterapias.

— No início enfrentei minhas próprias incertezas e as resistências dos clientes, que foram incentivados a zelar pela preservação da minha saúde e da deles, bem como, a manter o tratamento já iniciado e, em pouco tempo, fomos nos permitindo conhecer e usufruir desse formato de prestação de serviços, que oferece vantagens e desvantagens se comparado com o atendimento convencional. Até o momento, 86% dos clientes ativos já aderiram ao serviço e reconhecem evoluções dentro do esperado, mesmo preferindo o atendimento presencial. Ainda, no mês de maio, fui surpreendida com um crescimento de 100% na procura pelo atendimento clínico — relata Kátia.

De acordo com a psicóloga, a procura aumentou justamente pelo momento incerto que as pessoas vivem na atualidade.

— No meu ponto de vista, o atendimento psicológico deveria ser um direito de todos, principalmente pelo crescente número de doenças emocionais que afetam grande parte da população brasileira. Agora, ainda mais, pois precisamos aprender a reconhecer as nossas potencialidades, valores e forças pessoais para lidar com essa realidade que nos coloca de frente com nossos medos, ansiedades e incertezas, independente de estarmos dispostos ou não a encará-los — destaca.

Continua depois da publicidade

APOIO TÉCNICO

Neste sentido, o apoio do Sebrae/SC, através do Programa Agentes Locais da Inovação (ALI), tem sido imprescindível para a profissional estruturar novas metodologias e construir novas soluções para contribuir com o desenvolvimento do comportamento de resiliência nas pessoas. Recentemente, a empresária desenvolveu um programa de quatro horas, distribuído em três encontros. Para validação dessa solução, a empresa utilizou uma das ferramentas do ALI, que é o MVP (produto mínimo viável).

O primeiro encontro acontece de forma coletiva e os outros dois são individuais (todos de forma remota), para ensinar as pessoas a identificarem e potencializarem seus valores e suas forças pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, fortalecendo a saúde mental e melhorando a percepção sobre sentimentos e emoções, de maneira que possam se sentir mais fortalecidas para o enfrentamento desse novo cenário.

O programa “Forças e Valores Pessoais” é baseado nos conhecimentos da área da psicologia positiva, e é uma solução rápida e pontual, que será oferecido em três modalidades (individual, casal e empresarial) e em breve será comercializado.

— A instituição me propiciou melhorar o controle dos indicadores e me desafiou a experimentar a oferta de novos produtos e serviços. Acredito que foi um diferencial no meu processo de desenvolvimento pessoal e empresarial, contribuindo para que eu me sinta mais confiante para o enfrentamento do atual cenário econômico — finaliza Kátia.

Continua depois da publicidade

A analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, complementa que a inovação pode ser realizada por pequenas empresas e com modelo de negócio tradicional a partir de orientação proativa e personalizada.

— Com o auxílio dos agentes locais de inovação os empresários desenvolvem soluções inovadoras baseadas nas necessidades de seus clientes. As adequações resultam em impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos/processos e na identificação de novos nichos de mercado — explica.

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​