Astro do Santos e da Seleção Brasileira, Neymar é, atualmente, o maior jogador brasileiro em atividade. Mas o reconhecimento do jogador extrapola seu ambiente de trabalho. O nome do camisa 11 do Santos transformou-se em uma marca. E rentável: aos 20 anos, o jogador coleciona patrocínios.
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A rede social também ajuda a alavancar a imagem do atleta. Tudo que é publicado em sua conta do Twitter e do Instagram, por exemplo, vira notícia rapidamente. Para entender até que ponto o lado celebridade de Neymar afeta o desempenho em campo, o Diário Catarinense ouviu a jornalista e psicóloga Kátia Rubio. Com mestrado e doutorado em Educação Física, a professora é conhecida no meio esportivo e tem 15 livros acadêmicos escritos e organizados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos abordando os temas psicologia do esporte, estudos olímpicos, psicologia social do esporte, psicologia do esporte aplicada e esporte e cultura.
Confira a entrevista:
Diário Catarinense – O lado celebridade ultrapassou o lado atleta do Neymar?
Kátia Rubio – Na verdade ele não é diferente do que é o Beckham, por exemplo. O Beckham é um atleta celebridade tanto quanto o Neymar. Só que o Beckham já tem muitos anos de estrada e o Neymar está apenas começando. Então, eu acho que a questão maior é a gente ficar atento se ele consegue manter dentro de campo toda esse desempenho, nível técnico.
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DC -Até porque foi o nível técnico que colocou ele como celebridade, não?
Kátia Rubio -Todo atleta no fundo ele é uma celebridade porque ele é uma figura publica. Por exemplo, esses atletas que voltaram de Londres (Olimpíada), todos eles de alguma forma – negativa ou positiva -, se tornaram figuras publicas. Porque todos sabem de onde eles vieram, o que ele fizeram e o que estão fazendo agora. Mas acho que a questão central no Neymar é saber se ele consegue manter do ponto de vista técnico tudo isso que fez a vida dele se tornar tão agitada. Porque com certeza não foi ele que pagou o jatinho para chegar em Florianópolis. Qual é o interesse que o clube tem nisso, o patrocinador? O Neymar é uma commodity (mercadoria de reconhecimento internacional).
DC – Você acredita que as redes sociais e a velocidade da informação ajudam a inflamar o status de celebridade do Neymar?
Kátia Rubio – Ele está aproveitando o fato de a mídia também não deixar ele em paz. Porque ele sabe que o que ele postar no Facebook e no Twitter vai virar notícia imediatamente. Então eu acho que colabora para essa condição de celebridade dele o fato de ter divulgação dessa excentricidades. Ele é um moleque excêntrico. Como ele não tem liberdade para ter a vida que todos os moleques têm, ele faz molecagem com as coisas que cercam a vida dele. Que são coisas que envolvem muito dinheiro, muito glamour.