“Queria um desafio maior”, explicou Neymar durante coletiva de imprensa de apresentação ao Paris Saint-Germain, nesta sexta-feira, no estadio Parque dos Príncipes.
Continua depois da publicidade
O jogador de 25 anos se tornou o jogador mais caro da história do futebol, após pagamento de cláusula de 222 milhões de euros ao Barcelona. Neymar revelou que decidiu defender o PSG pela “ambição deste clube, muito parecida com a minha”.
Desde que o PSG oficializou a chegada do brasileiro, que assinou contrato pelas próximas cinco temporadas, o mundo passou a acompanhar todos os passos do craque, que aterrizou na cidade luz nesta sexta.
Ao pisar na capital francês, Neymar foi recebido pelo compatriota Maxwell, ex-jogador do clube que se tornou diretor esportivo auxiliar da equipe. O jogador realizou exames e rumou para o Parque dos Príncipes, onde participou da coletiva de imprensa de apresentação.
Continua depois da publicidade
– Novo patamar –
“Foi uma das decisões mais difíceis da minha vida. Estava muito bem em Barcelona, na cidade, no clube. Foi um momento cheio de tensão, para refletir o que queria fazer com minha vida. Deixo amigos para trás e nossa vida passa muito rápido”, explicou.
Neymar vai ser apresentado para o público antes da partida entre PSG e Amiens, no estádio Parque dos Príncipes, às 12:15h pelo horário de Brasília.
“Eu sou fominha. Gosto de estar em campo, se puder jogar eu quero jogar sim”, comentou o novo camisa 10 do PSG.
Continua depois da publicidade
Neymar participou da pré-temporada com o Barcelona nos Estados Unidos e jogou no último sábado, na vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Real Madrid. O brasileiro foi um dos destaques do jogo, com duas assistências.
“É o que eu gosto de fazer, por que não amanhã?”, revelou Neymar sobre a possibilidade de entrar em campo.
A Liga de Futebol Francesa (LFP) anunciou que a partida foi atrasada em 15 minutos, depois de pedido do PSG para apresentar Neymar. Tanto a LFP quanto as redes de televisão encarregadas da transmissão do jogo, Canal+ e beIN Sports, aprovaram a mudança, especificou o comunicado.
Continua depois da publicidade
Com salário anual líquido estimado em 30 milhões de euros após impostos, Neymar se transformou no segundo jogador mais bem pago do mundo, atrás o argentino Carlos Tevez (38 mi), mas à frente de Lionel Messi (25 mi) e Cristiano Ronaldo (23,6 mi).
A negociação de 222 milhões de euros estabelece novo recorde no valor pago por um jogador na história do futebol. A quantia é mais que o dobro do pagamento feito pelo Manchester United para tirar o francês Paul Pogba da Juventus (105 mi).
O craque brasileiro é considerado um dos melhores jogadores do mundo nos últimos anos. A chegada de Neymar vai colocar a Ligue 1 e o PSG em um novo patamar dentro e fora de campo, especialmente no mercado asiático e latino-americano.
Continua depois da publicidade
“Neymar tem um valor esportivo, mas também um valor de marketing, midiático e econômico. Vai contribuir para encher os estádios da Ligue 1 e aumentar as audiências”, indicou o diretor geral executivo LFP, Didier Quillot.
– Busca por camisas 10 –
O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, garantiu que o o valor de Neymar “vai ser o dobro daqui a dois anos”.
“Não existem dois Neymar no mundo. Gostaria que a gente se encontrasse daqui a dois anos e você me dissesse qual é seu valor”, indicou o mandatário. Ao ser perguntado quanto o brasileiro custaria, Nasser foi direto: “pelo menos o dobro”.
Continua depois da publicidade
O dirigente também deixou claro que foi o clube que pagou o valor da cláusula de rescisão ao Barcelona, e não o próprio Neymar.
O novo patamar do clube já atingiu os torcedores da equipe. O fervor pela chegada do jogador lotou a loja oficia do time em Paris, com centenas de pessoas buscando a camisa 10 com o nome de Neymar Jr.
“Viemos do norte da França para comprar a camiseta. Decidimos ontem a noite, a uma hora da madrugada”, explicou à AFP Nicolas Viger, torcedor do PSG desde 1987.
Continua depois da publicidade
O manto “simboliza, além de um novo jogador, um novo espírito”, avaliou Eric, parisiense de 40 anos, à AFP.
A chegada do brasileiro já permitiu o crescimento exponencial dos seguidores do PSG nas redes sociais. Somando Facebook, Twitter e Instagram, o clube ganhou mais de 600.000 seguidores.
Cada camisa custa 100 euros, mas já ficou claro que a Neymar-mania já chegou à França.
* AFP