O PSG vai inaugurar sua primeira escolinha de futebol em Santa Catarina. Com a chancela e metodologia do Paris Saint-Germain, a academia vai contar com duas unidades em Florianópolis. Uma será no Paula Ramos Esporte Clube, no bairro Trindade, e outra no Colégio Vila Olímpia, em Jurerê. O empreendimento oferecerá treinamentos para crianças e jovens, com idades entre quatro e 17 anos.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina é o 11º estado a receber o PSG Academy. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul já contam com a escolinha. A unidade em Florianópolis será a 18ª do projeto.
As seletivas de nivelamento da PSG Academy em Florianópolis ocorrerão nos dias 15 e 16 de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde. No teste será avaliado o nível técnico e tático do atleta, com o objetivo de direcioná-lo para a turma mais adequada ao seu nível. Além disso, serão avaliados comportamento e interação em grupo, para verificar a motivação e a disciplina do aluno.
As inscrições estão disponíveis no site da PSG Academy Florianópolis. De acordo com o diretor de expansão da Paris Saint-Germain Academy Brasil, François Marot, as seletivas são inclusivas e abertas ao público.
– Não se trata de um teste de nivelamento ou da escolha de jogadores com desenvolvimento técnico elevado. Nossas seletivas são abertas a todos e têm como parâmetro a metodologia do PSG. Nosso objetivo principal é trabalhar e desenvolver o potencial de cada criança e jovem para o futebol e também para a vida. O esporte reforça valores humanos, responsabilidades, compromisso, respeito ao próximo, autoconfiança e a coletividade – explica Marot.
Continua depois da publicidade
A metodologia de treino e filosofia de jogo das escolas de futebol do Paris Saint-Germain são elaboradas pela direção técnica do time na França e adaptadas aos níveis dos alunos. O treinador local é capacitado e certificado pelo PSG.
Os treinos são semanais (de segunda à sábado), têm duração de duas horas e são divididos em etapas: aquecimento e coordenação; fundamentos técnicos e táticos; coletivo e volta à calma. Além do acompanhamento metodológico e técnico, os alunos também contarão com orientação de profissionais da nutrição, psicologia e fisioterapia, para que possam se desenvolver também na escola.
Mais notícias sobre o esporte em Santa Catarina no NSC Total