Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar a suspensão do antigo Twitter, o X, no Brasil dentro do prazo de 24 horas a partir desta sexta-feira (30), Elon Musk se manifestou na rede social.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos“, escreveu.
Lula se manifesta sobre Elon Musk: “Não é porque tem dinheiro que pode fazer o que quiser”
Continua depois da publicidade
Alguns minutos depois, ele escreveu, em outro tweet: “The oppressive regime in Brazil is so afraid of the people learning the truth that they will bankrupt anyone who tries“. (O regime opressivo no Brasil tem tanto medo que as pessoas aprendam a verdade que levarão à falência qualquer um que tentar).
Depois, em outra publicação, ele escreveu: “Estão fechando a fonte número 1 da verdade no Brasil“.
Na madrugada de quinta-feira (29), Musk havia publicado uma montagem comparando a imagem de Alexandre de Moraes aos vilões de Star Wars e Harry Potter, escrevendo a uma IA: “‘Gerar uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse juiz no Brasil‘. É estranho!“
História do Twitter: da criação ao bloqueio do X no Brasil

Ainda nesta sexta-feira (30), Elon Musk permanecia falando sobre Moraes na rede social. Glenn Greenwald, um jornalista e escritor norte-americano, publicou um vídeo no X onde explicava a situação da plataforma no Brasil, ao qual Elon Musk respondeu: “Glenn articula bem a tirania maligna de Moraes“.
Continua depois da publicidade
A decisão de suspender a rede no Brasil acontece devido ao descumprimento de uma decisão judicial que pedia a nomeação de um representante legal da X no país. Na noite da última quinta-feira (29), o prazo dado à plataforma para atender a determinação se encerrou.
A relação do X com o Brasil
Depois que o empresário Elon Musk comprou o Twitter, em agosto de 2022, e o renomeou de “X”, a rede social passou por diversas mudanças técnicas e internas. Porém, o ponto de intersecção com o Brasil começou a ocorrer durante o período eleitoral e, posteriormente, em investigações sobre a influência das redes sociais em ataques ao Estado Democrático de Direito.
“Adeus, Twitter”: Possível suspensão do X no Brasil gera memes na internet
Durante o andamento do Inquérito das Milícias Digitais, entre 2020 e 2021, diversos perfis foram bloqueados/derrubados do X por serem considerados associados a milícias digitais contra o Estado Democrático de Direito. A desativação desses perfis aconteceu por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Anos depois, em resposta à decisão da Justiça brasileira, o bilionário ameaçou descumprir a determinação do STF, sob a justificativa de censura. A tréplica de Moraes veio no dia 7 de maio de 2024, ao determinar a inclusão de Elon Musk no mesmo inquérito, por obstrução de justiça, abuso de poder econômico e incitação ao crime. A decisão veio atrelada a uma multa de R$ 100 mil para cada perfil derrubado que fosse reativado pelo X.
Continua depois da publicidade
A ação da Justiça brasileira movimentou diversas manifestações no território nacional e no exterior, impulsionada pelo discurso de Musk de que o ministro do STF estaria ferindo o “direito de expressão” dos usuários da rede social.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Em meio a protestos contra turistas na Europa, Itália quer cobrar taxa de turismo até 25 euros
VÍDEO: Gambá fazendo “acrobacias” em fios de internet chama atenção de moradores em SC