Mais do que consagrar nomes conhecidos, a eleição deste ano mostrou as preferências partidárias dos blumenauenses. Na primeira eleição estadual desde que foi fundado, o PSD se consagrou campeão de votos nas disputas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa (Alesc). PT, DEM, PSDB e PP completam a lista dos mais votados para uma vaga na Alesc.

Continua depois da publicidade

::: Vale do Itajaí elege três deputados federais

::: Sete deputados estaduais vão representar o Vale

::: Litoral e Alto Vale perdem espaço na corrida eleitoral

As três legendas que mais receberam votos para Câmara Federal representam 72% dos votos válidos blumenauenses. Para o parlamento estadual esse índice é de 61%. Entre os resultados para deputado federal o ranking muda um pouco: pessedistas e petistas seguem na frente, seguidos por PSDB, PDT e PP. O levantamento foi feito com base no total de votos válidos para as duas casas.

Continua depois da publicidade

O vereador Mario Hildebrant, presidente em exercício do PSD em Blumenau, atribui os números a dois fatores: à união dos candidatos e correligionários em torno do mesmo objetivo e à confiança que as pessoas já têm nos nomes do partido.

– O partido é novo, mas o grupo não, já veio das siglas anteriores, e isto representa uma marca importante de força partidária, de grupo – declarou.

Fôlego e planejamento para as eleições de 2016

O PT, que reelegeu os deputados Ana Paula e Décio Lima, também comemora os bons frutos desta eleição. O partido alcançou o segundo lugar no ranking de votos para deputado estadual com 31.017 votos e 36.400 votos para deputado federal na cidade. O presidente do partido em Blumenau, Eder Lima, comemora o resultado e acredita que o trabalho já conhecido pelos eleitores – Décio comandou a prefeitura de Blumenau em dois mandatos – fez a diferença nas urnas.

— Mesmo com dois deputados estaduais locais na disputa nos mantemos unidos e crentes na campanha. Depois de comemorar é hora de apoiar a Dilma e só focar na próxima eleição depois do segundo turno.

Continua depois da publicidade

Para o presidente do PSDB em Blumenau, Raimundo Mette, o resultado das eleições foi positivo, apesar de Marco Antônio Wanrowsky não ter alcançado os votos necessários para se eleger deputado estadual.

– O sentimento é de que o eleitor entendeu o recado, o que nós queremos fazer, e respondeu depositando o seu voto. O Dr. Marco é uma das grandes expressões políticas e um nome forte dentro do PSDB.

Mette também declarou que Wanrowsky está credenciado para outros projetos do partido, assim como o prefeito Napoleão Bernardes, que deve buscar a reeleição em 2016.

De acordo com o presidente do DEM em Blumenau, o vereador Marcos da Rosa, o desempenho de Jovino Cardoso na disputa para deputado federal deu impulso para o partido somar 25.782 votos para a Câmara – 95,4% vieram de Jovino.

Continua depois da publicidade

Outro partido que se destacou foi o PDT com 11.963 votos para deputado estadual. Segundo o presidente em exercício do partido, Benjamin Coelho, o vereador Ivan Naatz que recebeu 10.975 votos se credencia para ser um dos nomes da legenda para as eleições de 2016.