O PSC desistiu de lançar a candidatura da vereadora de Itajaí Chris Stuart ao Senado nas Eleições 2022. O nome dela já não foi considerado na divisão dos tempos de propaganda em rádio e TV, definidos nesta sexta-feira (19) em reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O partido apresentou na terça-feira um documento informando a desistência de lançar Christ Stuart como candidata e solicitando aderência à coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, que reúne Republicanos, PSC, DC, Pros, MDB, Podemos e Avante e tem Carlos Moisés (Republicanos) como candidato ao governo.

O PSC já faz parte da coligação e apoia a reeleição de Moisés, mas havia decidido lançar uma candidata diferente ao Senado — a aliança de Moisés terá Celso Maldaner (MDB) nesta vaga. Agora, no entanto, a sigla voltou atrás.

Continua depois da publicidade

Chris Stuart confirma a decisão e diz que ela foi motivada por uma decisão da Justiça Eleitoral publicada na terça-feira (16). O texto definia que o PSC poderia ter candidato próprio ao Senado, mas para isso precisaria estar fora da coligação formada em torno de Moisés. Como isso significaria ter que descartar e refazer todos os materiais de campanha do governador, que já circulam com o nome do PSC integrando a coligação, o partido preferiu desistir da candidatura.

— Para não prejudicar o todo [não mantivemos a candidatura]. Não posso colocar minha vontade acima do todo — afirmou Chris à reportagem do Diário Catarinense na noite desta sexta.

A mudança ainda não consta no sistema de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas já tem uma decisão monocrática favorável no TRE-SC, aceitando a alteração. Chris informou que não pretende concorrer a outro cargo.

Com a saída de Chris Stuart, o Estado terá 10 candidatos ao Senado — o mesmo número de concorrentes a governador. No entanto, o Pros, que terá Ralf Zimmer concorrendo ao governo, não lançará nome ao Senado. Já os partidos que integravam a frente de esquerda se dividiram e lançaram dois nomes para a disputa: Dário (PSB) e Afrânio Boppré (PSOL).

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre as Eleições 2022

Leia também

TSE recua e decide voltar a apresentar descrição de bens dos candidatos

Quem são todos os candidatos por Santa Catarina nas Eleições 2022

Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense