A presidente Dilma Rousseff confirmou na manhã desta sexta-feira, em entrevista a duas emissoras de rádio de Santa Catarina, que a ordem de serviço para a duplicação da BR-280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, será assinada na próxima terça-feira.

Continua depois da publicidade

O superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, que tem acompanhado as discussões desde o começo, disse na sexta-feira que, por ser uma grande obra, é preciso esperar alguns dias para ver máquinas ao longo do trecho.

– Não é uma pequena obra. É preciso contratar pessoal, montar os canteiros, contratar usinas de asfalto, fazer a topografia, reunir e mobilizar as equipes. São várias as atividades iniciais – disse.

Um dos fatores que pode influenciar no começo imediato do trabalho é a temporada de verão que atrai milhares de turistas para as praias de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

– Essa mobilização das empresas pode avançar pelos próximos dias. E é preciso lembrar que estamos em dezembro e tem as festas de Natal e Ano Novo, quando qualquer movimentação diferente na rodovia pode causar muitos transtornos. Esse trabalho que a gente não vê é essencial antes de colocar a máquina na pista – disse.

Empreiteiras adotam cautela

A reportagem de “A Notícia” conversou sexta-feira à tarde com representantes das três empreiteiras responsáveis pelas obras. Nenhuma delas anunciou que as máquinas estarão na rodovia nos próximos dias, mas todas garantem estar preparadas para começar os trabalhos assim que a ordem de serviço for assinada e as licenças entregues.

A Engedal Construtora de Obras, que compõe o consórcio BTE junto com a Bolognesi e a Terraplanagem, responsáveis pelos 36 quilômetros entre o porto e a BR-101, afirmou que a obra pode ter início ainda em janeiro com a instalação da estrutura para os operários trabalharem.

Continua depois da publicidade

A Sulcatarinense, responsável pela duplicação do trecho entre a BR-101 e Guaramirim, informou que só definirá data para o início da obra após a assinatura da ordem de serviço pela presidente Dilma Rousseff. Já a Cetenco, que vai duplicar o contorno de Jaraguá do Sul, também não deu um prazo para o começo dos trabalhos.

Os representantes dos três grupos estarão em Brasília na terça, com o governador Raimundo Colombo e a bancada catarinense na Câmara e no Senado Federal.