Itajaí, única parada da Volvo Ocean Race na América do Sul, vive os últimos preparativos para receber o maior evento náutico do planeta. Pouco antes dos barcos partirem da Nova Zelândia, o prefeito da cidade, Jandir Bellini, recebeu do prefeito de Auckland, Len Brown, a chave simbólica da regata.
Continua depois da publicidade
A Vila, que está sendo erguida no parque da Marejada, será aberta ao público no dia 3. Uma série de atrações, entre shows, apresentações culturais e oficinas de vela estarão a disposição nos 18 dias da parada (a mais longa da competição, para permitir reparos nas embarcações).
No dia 20, os barcos participam da regata Pro Am, de demonstração e que não conta pontos na classificação. O interessante é que a disputa será no Rio Itajaí-Açu e poderá ser acompanhada de perto pelo público nas margens de Itajaí e Navegantes. Dia 21, ocorre a regata In Port, e no dia seguinte a flotilha parte para Miami (EUA).
Entenda a Volvo Ocean Race
Continua depois da publicidade
A regata de volta ao mundo 2011/2012 é disputada por seis barcos da categoria VO 70: Telefónica (Espanha), Camper (Nova Zelândia), Groupama (França), Puma (EUA), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China).
A disputa começou no fim de outubro, em Alicante (Espanha). Desde então, já passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China) e passaram uma semana em Auckland, de onde partiram neste domingo para a sexta etapa.
Depois de Itajaí, a Volvo Race ainda passará por Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e vai terminart um julho no porto irlandês de Galway.
Continua depois da publicidade