Com a presença de muitos surfistas que vêm embalados por suas boas participações nos circuitos mundiais de surfe profissional, começa nesta quarta, dia 7, a penúltima etapa do SuperSurf 2005. A disputa será realizada na Costa do Sauípe, no paradisíaco litoral norte da Bahia. O carioca Pedro Henrique, que venceu a etapa passada, realizada em julho em Saquarema (RJ), foi vice-campeão da prova que fechou a perna européia do WQS neste domingo, dia 11, em Portugal, o atual vice-campeão brasileiro Odirlei Coutinho também tinha ficado em segundo na final do Super Series na França e a cearense Silvana Lima tentará sua terceira vitória no SuperSurf 2005 pela primeira vez competindo como integrante da elite mundial que vai competir no WCT no ano que vem.
Continua depois da publicidade
As disputas pelos títulos brasileiros prometem ser emocionantes, já que nas duas categorias poucos pontos separam os primeiros colocados na classificação geral das três etapas realizadas. No feminino, a mais nova integrante da elite mundial do WCT está em quarto lugar no ranking atualmente liderado pela niteroiense Juliana Guimarães, com apenas 80 pontos de vantagem sobre a vice-campeã brasileira Suelen Naraísa. Na categoria masculina também está tudo embolado. Vice-campeão na etapa de abertura do SuperSurf 2005 na Praia do Rosa, em Imbituba (SC), o paulista Beto Fernandes assumiu a liderança do ranking em Saquarema, mas está apenas 30 pontos à frente do baiano Flávio Costa, que só tem 40 pontos de vantagem sobre o carioca Marcelo Trekinho. Essa mesma diferença continua de Trekinho para o bicampeão brasileiro Leonardo Neves e dele para o quinto colocado, o experiente paulista Wagner Pupo.
Matematicamente, os 21 primeiros colocados têm chances de sair da Costa do Sauípe como líder do ranking masculino no SuperSurf 2005. E no feminino, a briga envolverá as sete melhores na classificação geral das três etapas.