Mal acabou a 25ª Festa Nacional do Pinhão e a 26ª já começou a ser planejada. Seguindo a histórica tradição de iniciar na sexta-feira anterior e encerrar no domingo posterior ao feriado de Corpus Christi, a próxima edição deve ocorrer de 13 a 22 de junho de 2014, período que coincidirá com um grande acontecimento no país: a Copa do Mundo, com jogo do Brasil marcado para o dia.
Continua depois da publicidade
A festa acabou ontem com os shows do Padre Fábio de Melo e do cantor argentino Dante Ramon Ledesma. Os números oficiais devem ser divulgados hoje, mas com as 235 mil pessoas contabilizadas até sábado e a projeção de 15 mil a 20 mil no domingo, o público total deve ficar em 250 mil espectadores. Número um pouco abaixo do esperado, já que a organização havia divulgado que a expectativa era de aproximadamente 300 mil pessoas. Em cerca de 30 dias, a prefeitura de Lages deve anunciar o balanço final.
Para o próximo ano, vários serão os desafios. O maior deles, segundo o prefeito Elizeu Mattos e o vice Toni Duarte, que também responde como coordenador da Comissão Central Organizadora (CCO), é cobrir a área destinada ao público no Palco Nacional, onde cabem cerca de 30 mil pessoas. Outra ideia ousada é contratar uma grande atração internacional que esteja em turnê pelo Brasil.
A criação da TV Pinhão, um concurso de danças típicas regionais entre os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e melhorias dos acessos, estacionamentos no entorno e bares dentro do parque também são propostas para 2014. A organização estudará ainda de que maneira poderá associar a Copa do Mundo à festa.
Continua depois da publicidade
– O nosso sentimento e do público é de que a festa voltou às suas raízes. Deu tudo certo e foi um sucesso – avalia Toni Duarte.