Um homem e uma mulher que não são casados não terão o direito de circular juntos em uma motocicleta na província indonésia de Aceh (norte de Sumatra), de acordo com uma nova regulamentação local que aplica a sharia, a lei islâmica.

Continua depois da publicidade

O parlamento do distrito de Aceh aprovou na semana passada esta regra que entrará em vigor em um ano, disse o parlamentar Fauzan Hamzah, ressaltando que as autoridades se esforçam para implementar “totalmente” a lei islâmica.

– Sentar-se perto um do outro em uma motocicleta vai claramente contra a sharia, pois pode levar a atos repreensíveis – explicou um deputado local.

A regulamentação, que afetará mais de meio milhão de habitantes da província, é a mais marcante das novas disposições, entre outras que incluem a proibição de shows ou a obrigação de separar meninos e meninas na escola desde a adolescência.

Aceh é a única província do país muçulmano mais populoso do mundo a autorizar a aplicação da sharia. Estão proibidas relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, jogos de azar e álcool.

Continua depois da publicidade

A província começou a implementar a lei islâmica depois que o governo central em Jacarta concedeu o estatuto de autonomia em 2001 com o objetivo de acabar com décadas de rebelião separatista.

Corpo de brasileiro executado na Indonésia é enterrado em Curitiba

*AFP